|

 Confirmados

 Suspeitos

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

"Operação Fora de Jogo" realiza 76 mandados de busca

04 mar, 2020 - 11:17 • Redação

Autoridade Tributária confirma as buscas pela suspeita de negócios com o objetivo de "ocultar ou obstaculizar a identificação dos reais beneficiários finais dos rendimentos".

A+ / A-

A Autoridade Tributária e a Procuradoria Geral da República confirmam, em comunicado, o cumprimento de 76 mandados de busca no âmbito da nova "Operação Fora de Jogo", que investiga crimes fiscais no mundo do futebol.

Em causa estão alegados crimes fiscais no mundo do futebol, "designadamente, em diversos clubes de futebol, respetivas sociedades e dirigentes, escritórios de advogados e agentes intermediários". Estão a ser revistadas as SAD do FC Porto, Benfica, Sporting, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, entre outros clubes, para além dos escritórios da Gestifute, empresa de representação de Jorge Mendes, assim como a sua casa.

Em causa estão negócios que "terão visado ocultar ou obstaculizar a identificação dos reais beneficiários finais dos rendimentos subtraindo-os, por estas vias, ao cumprimento das obrigações declarativas e subsequente tributação devida em Portugal", pode ainda ler-se, na nota. A PGR revela que, em causa, está a "prática de crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais".

Dos 76 mandados de busca, 40 são mandados domiciliários e cinco de busca a escritórios de advogados. Em ação estão 102 Inspetores Tributários e Aduaneiros, com o apoio operacional de 182 militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR.

"As investigações nos indicados processos-crime são da responsabilidade e têm a direção do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), cuja intervenção direta na Operação se traduz na presença de 9 Magistrados do Ministério Público e 7 Magistrados Judiciais nos locais de busca", explica ainda o comunicado.

A Autoridade Tributária promete voltar a atualizar a informação com o balanço da operação. Para já, ainda não há detidos e o inquérito está em segredo de justiça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 04 mar, 2020 12:49
    Pelo que me é dado a conhecer pelos DIRECTOS TELEVISIVOS sobre esta INTERVENÇÃO " fora de jogo ", parece-me que o JOGO não é IGUAL PARA TODOS, pois, parece-me que alguém está mesmo FORA do JOGO. Fico na expectativa de melhor actualização.