02 mar, 2020 - 15:24 • Fátima Casanova , Joana Gonçalves
Um estudo do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), que identifica as principais dificuldades dos alunos portugueses, concluiu que os exercícios de interpretação e raciocínio são aqueles que originam mais respostas erradas no ensino básico.
O relatório não foi ainda divulgado, mas João Costa, secretário de Estado Adjunto e da Educação, adiantou esta segunda-feira, em entrevista à Renascença, os primeiros resultados deste documento.
“Para todas as disciplinas os nossos exames e provas têm essencialmente três tipos de itens - memória, aplicação de conhecimentos e raciocínio e interpretação”, explica.
“O que este relatório mostra é que as principais dificuldades dos alunos portugueses não estão na memória, não estão nos conhecimentos, estão na sua aplicação e na análise e interpretação”, acrescenta.
De acordo com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, muitos alunos começam a responder às perguntas antes de lerem o item até ao fim ou desistem quando encontram a primeira palavra que não entendem.
Não há ainda uma data para divulgação do relatório do IAVE.