Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estudo

Raciocínio e interpretação entre as principais dificuldades dos alunos portugueses

02 mar, 2020 - 15:24 • Fátima Casanova , Joana Gonçalves

É esta a conclusão de um estudo do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), com base nos resultados das provas feitas aos alunos do ensino básico nos últimos dez anos.

A+ / A-

Um estudo do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), que identifica as principais dificuldades dos alunos portugueses, concluiu que os exercícios de interpretação e raciocínio são aqueles que originam mais respostas erradas no ensino básico.

O relatório não foi ainda divulgado, mas João Costa, secretário de Estado Adjunto e da Educação, adiantou esta segunda-feira, em entrevista à Renascença, os primeiros resultados deste documento.

“Para todas as disciplinas os nossos exames e provas têm essencialmente três tipos de itens - memória, aplicação de conhecimentos e raciocínio e interpretação”, explica.

“O que este relatório mostra é que as principais dificuldades dos alunos portugueses não estão na memória, não estão nos conhecimentos, estão na sua aplicação e na análise e interpretação”, acrescenta.

De acordo com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, muitos alunos começam a responder às perguntas antes de lerem o item até ao fim ou desistem quando encontram a primeira palavra que não entendem.

Não há ainda uma data para divulgação do relatório do IAVE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+