Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

Estão escolhidos os novos comandantes da PSP nos distritos de Lisboa e do Porto

29 fev, 2020 - 21:17 • Celso Paiva Sol

Em Lisboa, o cargo está vago há quase dois meses, desde que o anterior comandante saiu para a equipa da Interpol. No Porto, a vaga está aberta desde que o anterior comandante passou a chefiar a Unidade Especial de Policia.

A+ / A-

O superintendente Paulo Pereira vai liderar o Comando Metropolitano de Lisboa e a superintendente Paula Peneda vai chefiar o do Porto. São nomes que a Renascença está em condições de confirmar.

Em Lisboa, o cargo está vago há quase dois meses, desde que o anterior comandante, Jorge Maurício, saiu para passar a chefiar a equipa da Interpol que vai garantir a segurança do Mundial de Futebol do Catar. No Porto, a vaga está aberta há cerca de 15 dias, desde que o anterior comandante, Paulo Lucas, passou a chefiar a Unidade Especial de Policia.

A PSP em Lisboa passa a ser chefiada pelo superintendente Paulo Pereira, de 53 anos, que estava desde novembro como comandante distrital de Aveiro. Para trás, ficam diversas outras funções dentro da polícia, de onde se destacam as de representação, como é o caso dos três anos em que foi oficial de ligação na representação portuguesa junto da União Europeia em Bruxelas ou oficial de ligação da PSP junto do Ministério da Administração Interna.

Para o Porto vai a oficial que tem sido sucessivamente a primeira mulher a desempenhar vários cargos na polícia.

É a mais velha de duas (únicas) superintendentes da PSP e, por isso, a primeira a desbravar alguns caminhos. Paula Peneda vem de Marrocos, onde era até agora oficial de ligação do Ministério da Administração Interna, e antes tinha sido também a primeira mulher a comandar um distrito – no caso, o de Santarém.

A nomeação para o Comando Metropolitano do Porto faz com que Paula Peneda passe a trabalhar na cidade onde nasceu há 53 anos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+