Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Irão. Governo pede aos cidadãos para ficar em casa por causa do Covid-19

29 fev, 2020 - 13:21 • Filipe d'Avillez com Reuters

Nove pessoas morreram nas últimas 24 horas, segundo o porta-voz do Ministério da Saúde do Irão.

A+ / A-

O número de mortos por Covid-19, no Irão, subiu para 43, segundo estatísticas oficiais do regime, com nove vítimas nas últimas 24 horas, levando o Governo a pedir aos cidadãos da República Islâmica que evitem sair de casa.

O ministro da Saúde, Saeed Namaki, já alertou que a próxima semana vai ser “muito difícil”, alertando que há também 593 infetados.

Os dados oriundos do Irão têm sido recebidos com algum ceticismo pela comunidade internacional, com a BBC a citar fontes hospitalares no sentido de que os verdadeiros números de mortos e de infetados estão a ser escondidos pelo regime.

Enquanto na maioria dos países a taxa de mortalidade entre infetados tem sido de cerca de 3%, no Irão, segundo dados oficiais, ronda os 10%.

Entre os infetados existem, aliás, várias figuras do regime.

O Irão é um país ao qual ocorrem dezenas de milhares de peregrinos xiitas de países circundantes, o que torna uma epidemia ainda mais grave em termos de contágio regional.

Teerão já mandou encerrar escolas por causa do Covid-19 mas classificou como “ridícula” a oferta dos Estados Unidos para ajudar com a epidemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+