Tenda revela vida e obra de Vincent van Gogh

28 fev, 2020 - 09:26 • Lusa

“Meet Vincent van Gogh” desafia o público a “experienciar uma viagem através” da vida do pintor.

A+ / A-

A vida e a obra de Van Gogh estão dentro de uma tenda, em Belém, Lisboa, numa exposição que abre ao público sexta-feira, como uma experiência imersiva no universo do pintor holandês, convidando os visitantes a tocar e a experimentar.

“Meet Vincent van Gogh” é uma produção do Vincent van Gogh Museum, em Amesterdão, que desafia o público a “experienciar uma viagem através” da vida do pintor, com uma exposição que apresenta replicas dos seus quadros, recria ao vivo alguns dos espaços fundamentais na vida do artista, como a casa amarela ou o quarto em Arles, reproduz sons e cheiros relacionados com episódios da sua vida e convida as pessoas a tocarem, usarem, mexerem, experimentarem, desenharem ou pintarem, razão por que o mote é “Por favor, toque”.

Ocupando o recinto do Terreiro das Missas, em Belém, a exposição “Meet Vincent van Gogh” é apresentada como um conceito inovador, “uma “experiência em torno da arte, mas, sobretudo, da história de vida de um homem que se tornou um génio ou o maior artista que melhor conhecemos hoje”, explicou Arnold van de Water, diretor-geral da equipa responsável.

Não se trata apenas de ver e conhecer o que Van Gogh criou, mas, também, de conhecer em detalhe a sua vida, que é relatada através de um audioguia, que é parte integrante da experiência.

Segundo Paulo Dias, diretor-geral da UAU Produtora, que organizou a exposição em Lisboa em parceria com o Museu Van Gogh, a experiência desta iniciativa passa mesmo pelo audioguia, que foi feito para adultos e crianças, com um tipo de linguagem diferente para cada um deles.

Sobre o itinerário a percorrer, Arnold van de Water explicou que, “em seis galerias, o visitante fará a mesma viagem de vida que Vincent van Gogh fez há mais de 130 anos”.

Depois de ter passado por Pequim, Barcelona e Seul, chegou a Londres e agora a Lisboa, onde ficará patente até dia 31 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+