Tempo
|
A+ / A-

Chineses em Portugal organizam quarentenas voluntárias para prevenir coronavírus

28 fev, 2020 - 15:26 • Inês Rocha com AP e Lusa

Membros da comunidade chinesa em Lisboa estão a oferecer apartamentos gratuitos para quem quiser ficar em quarentena, ao regressar da China.

A+ / A-

Membros da comunidade chinesa em Portugal estão a organizar-se para fazer quarentena voluntária quando regressam de viagens a casa.

A Associated Press fez uma reportagem em Lisboa, que mostra três estudantes em isolamento voluntário após visitar a China.

“Nós as três ficamos nos nossos quartos individuais. Fazemos a limpeza e desinfeção duas vezes por dia. No tempo livre, fazemos desporto”, diz uma das estudantes aos jornalistas da AP.

As jovens usam máscaras praticamente todo o dia e encomendam comida, para não terem de sair de casa. Dizem fazê-lo por “responsabilidade social”.

Entre a comunidade chinesa em Lisboa, há pessoas a oferecer apartamentos gratuitos para quem quiser ficar em quarentena. Oferecem-se também para entregar comida durante as duas semanas de isolamento.

O Covid-19, detetado em dezembro na China e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2.858 mortos e infetou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios.

Das pessoas infetadas, mais de 36 mil recuperaram.

Além de 2.788 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) registou 52 casos suspeitos de infeção, 16 dos quais ainda estavam em estudo na quinta-feira.

Os restantes 36 casos suspeitos não se confirmaram, após testes negativos.

Segundo a DGS, o risco para a saúde pública em Portugal mantém-se “moderado a elevado”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+