Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Itália

Traficantes esconderam mais de três toneladas de cocaína numa carga de puré de banana

28 fev, 2020 - 07:49 • Lusa

A droga está avaliada em 230 milhões de euros.

A+ / A-

Mais de três toneladas de cocaína provenientes da América do Sul que deviam chegar ao porto francês de Marselha (sul) foram apreendidas em Itália durante uma operação policial internacional, anunciou a procuradora de Marselha Dominique Laurens.

O montante da venda da droga a retalho está avaliado em 230 milhões de euros.

Acondicionada em 90 sacos desportivos escondidos num contentor no meio de uma carga de puré de banana, a cocaína foi apreendida pelos Carabinieri italianos durante a escala do navio em Livorno (oeste do país), na segunda-feira.

A carga foi então substituída e o contentor partiu para Génova (Itália) e depois para Marselha, o seu destino final. Três pessoas que deveriam receber a droga em França foram detidas, acrescentou a procuradora durante uma conferência de imprensa com a responsável do organismo francês de combate às drogas, Stéphanie Cherbonnier, e, por videoconferência, o procurador italiano Giuseppe Creazzo.

Trata-se da “maior apreensão de cocaína feita na França continental", disse uma responsável policial, acrescentando que a operação mobilizou mais de 50 investigadores.

A maior apreensão de cocaína feita pelas autoridades francesas, de 4,3 toneladas, ocorreu em 2006 na Martinica, território ultramarino de França, a bordo de um cargueiro com pavilhão do Panamá.

Durante o ano de 2019, 14,5 toneladas de cocaína foram apreendidas em França, o número recorde no país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+