Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quaresma

D. António Marto quer dar protagonismo aos jovens e ajudar a diocese de Tete

26 fev, 2020 - 17:01 • Ecclesia

“Retiro Popular”, “24 horas para o Senhor” e Peregrinação Diocesana a Fátima são propostas do cardeal D. António Marto para o tempo de preparação para a Páscoa.

A+ / A-

O bispo de Leiria-Fátima afirma na sua mensagem para a Quaresma que quer valorizar o “protagonismo dos jovens” e convoca os diocesanos para ajudar a Diocese de Tete, em Moçambique, um território superior ao de Portugal.

O cardeal D. António Marto indica que a coleta diocesana da Quaresma será canalizada para a região moçambicana onde é bispo D. Diamantino Antunes, natural de Albergaria dos Doze.

“A diocese tem uma superfície de 100.724km2, maior que Portugal, com uma população de 3.764.169 habitantes, dos quais só 23% são católicos. É uma diocese pobre, carente de recursos humanos e materiais para a obra de evangelização. Demos, pois, um testemunho forte de generosidade na partilha!”, afirma o bispo de Leiria-Fátima.

Na mensagem para a Quaresma, o cardeal D. António Marto lembra que o ano pastoral em curso é dedicado aos jovens na Diocese de Leiria-Fátima e indica aos diocesanos que “será bom reforçar os laços com eles, reconhecendo e solicitando o seu protagonismo na caminhada quaresmal”.

“Podemos pedir-lhes que nos proponham viver um aspeto da Quaresma. Se eles animam um tempo de oração, estejamos presentes; se organizam uma ação de partilha, apoiemo-los”, afirma.

D. António Marto refere-se também a alguns acontecimentos que vão marcar esta Quaresma, nomeadamente a Peregrinação Diocesana a Fátima, no quinto domingo, a 29 de março, convidando “de modo particular” os jovens a participarem.

“Em consonância com o programa pastoral, peregrinaremos sob o lema ‘Ao encontro de Cristo com Maria e Jacinta Marto’, assinala.

O cardeal D. António Marto refere que o tempo da Quaresma é “caraterizado pela oração mais intensa”, capaz de “criar maior abertura e disponibilidade à conversão”, e pela “leitura orante da Palavra de Deus”

“Para a prática da oração, além de outras formas ao gosto de cada um e das famílias, propomos e recomendamos novamente a todo o povo de Deus o retiro popular, segundo o método da leitura orante da Palavra de Deus, com o opúsculo ‘Chamados e enviados pelo Senhor’”, sugere.

O bispo de Leiria-Fátima recomenda ainda a participação na iniciativa “24 horas para o Senhor”, a concretizar nos dias 20 e 21 de março.

“Aproveitemos esta oportunidade para organizar momentos de oração e adoração eucarística e para celebrar o sacramento da Reconciliação”, afirma.

O cardeal D. António Marto termina a sua mensagem desejando “a todos os diocesanos desejo uma santa e alegre Quaresma a caminho da Páscoa!”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+