Emissão Renascença | Ouvir Online
Casa Comum
A política nacional e europeia em debate à quarta-feira às 13h05 e às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Casa Comum - UE não se entende quanto ao Orçamento - 26/02/2020

Casa Comum

UE não se entende quanto ao Orçamento. "É a primeira consequência do Brexit”

26 fev, 2020 • José Pedro Frazão


O impasse nas negociações do Orçamento comunitário plurianual, que está a atrasar um consenso quanto à proposta do Conselho Europeu de estabelecer um orçamento a longo prazo de 1,09 mil milhões de euros, é o tema em destaque no “Casa Comum” desta semana.

A cimeira que juntou os líderes da União Europeia falhou e Paulo Rangel vê nesta dificuldade em chegar a acordo “a primeira consequência altamente negativa do Brexit”.

E explica: “Os 27 tiveram uma solidariedade que ninguém esperava que tivessem na negociação do Brexit. Mas agora que têm a primeira consequência, que é justamente a diminuição da contribuição do Reino Unido, não são capazes de preparar um sistema que possa resistir no futuro. Isto é, de cada vez que tivermos que fazer um novo orçamento, teremos que voltar a discutir e fazer esta refrega. Esta incapacidade de ver para lá desta conjuntura deixa-me bastante inquieto a propósito do futuro da União Europeia”.

Por sua vez, Francisco Assis tem esperança que, “mais cedo ou mais tarde”, vá ser encontrado um entendimento sobre um acordo financeiro para os próximos anos. “O que se está a passar é sinal da situação de profunda crise estrutural que atravessa neste momento a União Europeia”, lembra, reforçando que é “inadmissível que tenhamos chegado a uma situação desta natureza”.

Uma situação que não é, contudo, uma surpresa. “Sabíamos que nos íamos confrontar com uma perda de receitas orçamentais, resultante da saída do Reino Unido, e uma necessidade de atender a novas despesas decorrentes da circunstância de a União Europeia ter que enfrentar novos problemas ambientais, de defesa e da inovação e modernização tecnológica”, explica.


Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.