Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Os militares e o Presidente

25 fev, 2020 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Os políticos também são responsáveis pela situação crítica a que chegaram as Forças Armadas portuguesas. Faltou uma pedagogia séria sobre a importância dos militares numa sociedade democrática.

Nos últimos dias vieram a público várias informações importantes sobre as Forças Armadas nacionais. Um concurso para oficiais contratados, lançado pelo Exército em janeiro, não teve candidatos suficientes para preencher as vagas em aberto. Nunca um concurso destes suscitara tão fraco interesse.

Assim, a falta de voluntários para as Forças Armadas já não se coloca apenas a nível das baixas patentes – começa a atingir, também, os oficiais. O problema é grave sobretudo no Exército, onde o número global de efetivos é agora metade do que existia em 2002.

O fim do serviço militar obrigatório foi decidido em 1999, entrando em pleno vigor em 2004. Pretendia-se criar forças militares profissionais, altamente competentes, em particular para participarem em missões no estrangeiro. Várias missões no estrangeiro foram entretanto realizadas, merecendo elogios as qualidades dos militares portugueses. Mas também foram frequentes as dificuldades para dotar essas missões de equipamento adequado.

Em 23 do mês passado, quatro generais, na reforma ou na reserva, apelaram ao comandante supremo das Forças Armadas, o Presidente da República, para que combata o “processo de desconstrução e pré-falência” com que essas Forças hoje se defrontam.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa respondeu aos generais, concordando com a escassa visibilidade dos assuntos militares na sociedade portuguesa. Ora, a “insensibilidade e lassidão” da sociedade perante o sistema militar levou a que “essa prioridade política (a importância conferida aos militares em Portugal) deixou de existir há décadas”.

O Presidente não entra na análise das causas de tal desinteresse, mas elas são óbvias. Os militares protagonizaram todas as revoluções e tentativas de revolução (e foram centenas) desde 1820 até 1974.

O 25 de Abril foi uma revolta militar, provocada pelo beco sem saída em que se mantinham as guerras coloniais. Mas, muito graças ao 25 de novembro de 1975, essa revolta trouxe a democracia representativa e a subordinação do poder militar ao poder político democrático.

Como Mário Soares apostara, ao pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE) contra o conselho de vários economistas, quando essa adesão se concretizou, no início de 1986, desapareceram os boatos sobre eventuais golpes militares. É que estes, os militares, compreenderam perfeitamente que revoltas dos que possuíam as armas seriam incompatíveis com a pertença do país à CEE.

Assim, por boas razões, os militares perderam peso e importância na vida social e política portuguesa. Mas os políticos, salvo raras exceções, não se preocuparam com uma pedagogia eficaz da real importância das Forças Armadas num país democrático e livre de “intentonas” militares. Daí a indiferença da sociedade face à falta de meios com que o poder político tem, desde há décadas, dedicado aos seus militares. Por outras palavras, os políticos também são responsáveis pela situação crítica a que chegaram as Forças Armadas portuguesas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Silva Paulo
    27 fev, 2020 Lisboa 09:03
    Os órgãos de soberania e os atores políticos em geral nunca se preocuparam com a pedagogia democrática na formação dos oficiais das Forças Armadas. Os oficiais têm muita formação, mas não conheço muitos que sejam capazes de explicar em duas linhas o que é um estado de direito democrático, e desde 1982 todos juraram defender um. O mais frequente é reduzirem-no as eleições. Já o afirmei publicamente há 6 anos e não creio que tenha mudado algo na substância.
  • Desabafo Assim
    26 fev, 2020 12:35
    Aos entendidos na lei pergunto- Quando Jesus vagueou pelo deserto rezava ou não? Pois se rezava como poderia o diabo furar a sua blindagem? Faço incursões e fico sozinho, cheio de fome e revolta mas nunca nego, nem ao de leve nem a pés juntos, o que lá digo vem de mim mas de mim não merece crédito pois essa estadia está perfeitamente definida por mim. Entristece-me a inoperacionalidade das forças armadas, o abandono das trancas nas portas, o desleixo, pois o Luther tinha um sonho e eu também, o dia em que se ofereça um carro topo de gama a quem não queira ir de livre vontade recuar no tempo para um doze de Maio (pois Deus é intemporal) à cova da Iria, acreditando nas crianças, como já o fizeram antes mas para isso será necessário um corpo militar que fique guardando as cidades vilas e aldeias, abandonadas, dos ladrões, o que desta forma nunca poderá ser possível.