Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estrelas da NBA e 20 mil adeptos prestam última homenagem a Kobe Bryant

24 fev, 2020 - 23:42 • Redação com Lusa

A data da homenagem - 24 de fevereiro - ao falecido basquetebolista e à filha, Gianna, deve-se aos números das camisolas de ambos.

A+ / A-

Cerca de 20 mil adeptos e inúmeras estrelas da NBA prestaram, esta segunda-feira, no Staples Center, uma última homenagem a Kobe Bryant e à filha Gianna, falecidos a 26 de janeiro num acidente de helicóptero.

A homenagem, realizada na casa dos Los Angeles Lakers, equipa da vida de Kobe Bryant, iniciou-se com uma transmissão de vídeo em telas gigantes a contar a história pessoal e a carreira desportiva do antigo basquetebolista. Beyoncé cantou, depois, "XO" e "Halo". Recebeu uma ovação monumental e dirigiu o seu olhar para o teto do recinto, onde estão entronizadas as camisolas da lenda da modalidade.

Intitulada "Uma celebração da vida de Kobe e Gianna Bryant", esta homenagem pública é realizada numa data simbólica, 24 de fevereiro de 2020. O "24" era o número de Kobe Bryant e o número 2 era utilizado pela filha. A data foi decidida pela mulher e mãe dos falecidos, Vanessa Bryant, que esteve presente nos lugares de honra do Staples Centre, juntamente com as três filhas.

A família da NBA marcou presença em peso no último adeus a Bryant, desde a atual equipa dos Lakers, com LeBron James à cabeça, a nomes míticos como Michael Jordan, Bill Russell, Kareem Abdul-Jabbar, Phil Jackson, Pau Gasol, Magic Johnson, Jerry West, Elgin Baylor, Tim Duncan, Shaquille O'Neal, Dwyane Wade, Tony Parker, Gregg Popovich, Doc Rivers, Stephen Curry e James Harden. Também acudiram celebridades da música como Kanye West, Jennifer Lopez e Snoop Dogg, o realizador Spike Lee, e o apresentador de televisão Jimmy Kimmel.

O discurso de Vanessa Bryant


Um momento emocionante da homenagem que levou muitos dos presentes às lágrimas aconteceu quando Vanessa Bryant usou da palavra para falar do marido e da filha.

"Não poderei mais ver a minha filha a ir para a escola com a Natália [irmã]. Não lhe posso dizer o quão bonita estava no dia do meu casamento. Nunca mais a verei a entrar no corredor da casa ou a dançar com o pai. Provavelmente, Gigi [Gianna] iria tornar-se na melhor jogadora da WNBA e faria uma grande diferença no panorama do basquetebol feminino. Ela estava determinada em mudar a maneira como todos veem as mulheres no desporto", disse Vanessa Bryant, visivelmente emocionada.

Já refeita, dirigiu palavras a Kobe: "Ele era tudo para mim desde os 17 anos e meio. Fui a sua primeira namorada, o seu primeiro amor, a sua esposa, a sua melhor amiga, a sua confidente e sua protetora. Ele foi o marido fantástico. Realmente, vivemos uma história de amor incrível, amávamo-nos com todo o nosso ser. Éramos duas pessoas perfeitamente imperfeitas que formavam uma família linda com as nossas filhas doces e incríveis."

A história de "Black Mamba"


O norte-americano Kobe Bryant, de 41 anos, considerado um dos maiores jogadores de sempre da NBA, morreu a 26 de janeiro, na sequência de um acidente de helicóptero em Calabasas, que vitimou outras oito pessoas, entre elas a sua filha Gianna, de 13 anos.

Conhecido como "Black Mamba" (cobra mamba negra), chegou à NBA aos 17 anos e jogou durante de 20 anos nos Los Angeles Lakers, tendo conquistado cinco títulos da NBA e duas medalhas de ouro olímpicos (Pequim2008 e Londres2012).

É um dos sete basquetebolistas que ultrapassaram a marca dos 30.000 pontos na carreira.

Kobe Bryant foi 18 vezes escolhido para o jogo "All Star" e fez a sua estreia no jogo das estrelas com apenas 19 anos, sendo o mais novo de sempre a conseguir estar presente no evento. Ganhou por quatro vezes o prémio MVP do jogo "All Star", em 2002, 2007, 2009 (em conjunto com Shaquille O'Neal) e 2011.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+