Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. Ilídio Leandro, “exemplo e incentivo para sermos melhores e mais cristãos”

23 fev, 2020 - 15:57 • Marta Grosso , Liliana Carona (em Viseu)

Bispo de Viseu recorda “algumas marcas” do bispo emérito da diocese, que faleceu na sexta-feira, aos 69 anos.

A+ / A-

D. António Luciano destaca o exemplo de vida e de dedicação a Cristo. Na homilia da celebração exequial na Catedral de Viseu, o bispo de Viseu afirmou que D. Ilídio Leandro “é um exemplo e incentivo para todos nós, para sermos melhores e mais cristãos”.

Recordando o bispo emérito da diocese, falecido na sexta-feira, D. António Luciano destacou “algumas marcas que o senhor D. Ilídio nos deixa: simples, humilde, acolhedor, competente, disponível, com grande sensibilidade humana e cristã, atento aos pormenores mais pequeninos da vida das pessoas”.

Numa catedral repleta de gente, crentes, não crentes e muitos amigos, além de bispos de todo o país, o responsável pela diocese de Viseu recordou o seu antecessor como uma pessoa atenta “a todas as frentes da sociedade e da Igreja, com particular empenho na vida paroquial”, um “grande homem, um bom cristão, um exemplar sacerdote e bispo que governou esta diocese com grande amor a Deus”.

“Animado por esta fé, viveu a sua vida pautada pelas bem-aventuranças e propondo-as aos outros como caminho de santidade. O seu lema episcopal é disso sinal de testemunho: ‘convosco, por Cristo, para todos’”, recordou ainda.

D. Ilídio Leandro morreu na sexta-feira, aos 69 anos. Depois do velório no sábado, o corpo vai a enterrar neste domingo à tarde no cemitério da sua terra natal: Rio de Mel (Pindelo dos Milagres, São Pedro do Sul), onde pelas 17h00 será celebrada uma eucaristia.

Seguir-se-á o cortejo fúnebre.

Numa nota de pesar publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa recorda a "exemplar trajetória de vida e a ação pastoral" do bispo emérito de Viseu e o “extraordinário testemunho de fé e de serviço à Igreja e à Comunidade”.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+