Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Português com coronavírus. “Trazê-lo para Portugal podia ser uma temeridade”

23 fev, 2020 - 17:55 • com Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa garante que a situação do português infetado com coronavírus está a ser acompanhada “a par e passo” pelas autoridades portuguesas.

A+ / A-

O Presidente da República que “seria uma temeridade” a transferência para o nosso país do português com coronavírus.

“Está tudo a ser acompanhado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Saúde a par e passo. Primeiro é preciso ter a noção exata da situação e tem que ser no Japão. Trazê-lo para Portugal podia ser uma temeridade para ele”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas em Macedo de Cavaleiros.

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou ainda que está a ser feito o possível para que ele possa ser transferido para uma unidade de saúde japonesa.

“Isso seria naturalmente preferível, é lá que se podem fazer análises que noutro sítio é mais difícil”, argumenta.

Também este domingo, a diretora-Geral da Saúde pediu tranquilidade ao português a bordo do navio “Diamond Princess”, no Japão, e que deu teste positivo ao coronavírus.

Em declarações à agência Lusa, Graça Freitas, salienta que o facto de estar sem sintomas é um bom indicador.

A Direção-Geral da Saúde adiantou ainda, em comunicado, que “as pessoas com testes positivos a bordo do navio têm sido transferidas para um hospital de referência no Japão, de acordo com prioridade do seu estado clínico e cumprindo o protocolo estabelecido neste país”.

Nas declarações à agência Lusa, Graça Freitas explica os passageiros assintomáticos não são prioritários e que o protocolo “nestas situações é para isolamento e ficar em vigilância para ver se os sintomas evoluem ou não evoluem”.

Na nota, a Direção-geral de Saúde acrescenta que, segundo “informação das autoridades japonesas, os outros quatro tripulantes de nacionalidade portuguesa apresentam testes negativos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+