Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus. Há novo caso suspeito em Portugal

23 fev, 2020 - 21:23 • Cristina Nascimento com Lusa

Direção-Geral da Saúde informa que se trata de um doente chegado de Milão. Está internado no Hospital de São João no Porto.

A+ / A-

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que foi identificado um novo caso suspeito de coronavírus em Portugal.

"A Direção-Geral da Saúde informa que foi validado um caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal, após avaliação clínica e epidemiológica. Trata-se de um doente proveniente de Milão que foi encaminhado para o Centro Hospitalar Universitário de São João", lê-se no comunicado da DGS.

A nota acrescenta que o doente ficou "fica internado e serão realizadas colheitas de amostras biológicas para análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA)".

Este é o 13.º caso suspeito de infeção com Covid-19 detetado em Portugal. Todos os 12 casos anteriores foram negativos.

As autoridades japonesas confirmaram este domingo que um tripulante português do navio "Diamond Princess", atracado em Yokohama, está infetado com o Covid-19, informou fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Desde que foi detetado no final do ano passado, na China, o coronavírus Covid-19 já provocou 2.467 mortos e infetou mais de 78 mil pessoas a nível mundial.
A maioria dos casos ocorreu na China, em particular na província de Hubei, no centro do país, a mais afetada pela epidemia.
Além de 2.442 mortos na China continental, morreram oito pessoas no Irão, quatro no Japão, duas na região chinesa de Hong Kong, cinco na Coreia do Sul, três em Itália, uma nas Filipinas, uma em França, uma nos Estados Unidos e uma em Taiwan.
As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.
O segundo país mais afetado é o Japão, com 769 casos (quatro dos quais mortais), incluindo pelo menos 364 no navio de cruzeiro "Diamond Princess".
Segue-se a Coreia do Sul, com 556 casos, cinco dos quais mortais.
Itália surge em quarto lugar dos países e territórios com mais casos, registando 132 casos de infeção por Covid-19, três deles mortais.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • César
    24 fev, 2020 Barreiro 08:51
    Não queiram fechar todas as fronteiras entre Países, e...muito brevemente teremos uma pandemia sem precedentes.
  • Manuel da Costa
    23 fev, 2020 Sydney 22:00
    Como terá viajado de Milão para o Porto, uma vez já considerado suspeito?

Destaques V+