Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo na Turquia faz pelo menos nove mortos

23 fev, 2020 - 11:25 • Reuters

Entre as vítimas mortais estão três crianças. Irão e Turquia estão entre os países mais propensos a terramotos. Esta manhã, desabaram mais de mil edifícios.

A+ / A-

Nove pessoas morreram e várias outras ficaram presas debaixo de prédios, no sudeste da Turquia, após um terremoto de magnitude 5,7 ocorrido perto da fronteira com o Irão. A notícia é avançada pelo governo turco neste domingo.

Três dos mortos eram crianças e 21 pessoas ficaram feridas, oito das quais em estado grave, informa o Ministério da Saúde da Turquia.

Segundo o ministro do Interior, Suleyman Soylu, desabaram 1.066 prédios, deixando muita gente soterrada.

De acordo com o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC), o terramoto ocorreu às 8h53 (5h53 em Lisboa), a uma profundidade de 5 km (3,1 milhas). O Serviço Geológico dos EUA situou o epicentro 47 km a oeste da cidade iraniana de Khoy e 90 km a leste da cidade turca de Van – onde havia relatos de edifícios caídos.

As autoridades iranianas já vieram dizer que o sismo foi sentido no país, mas sem relatos de vítimas mortais.

Imagens da televisão turca mostraram pessoas em busca de sobreviventes nos escombros, a cavar com pás e a ajuda das mãos, e ainda móveis e pertences espalhados em estradas rachadas.

Algumas pessoas aparecem envoltas em cobertores na neve, do lado de fora das suas casas com as paredes exteriores cheias de rachas ou em ruínas e telhados de metal.

O governador de Van, Mehmet Bilmez, visitou quatro aldeias e diz que em todas elas “há destruição”.

O governo turco diz que o sismo afetou dezenas de localidades no país, para onde se deslocaram equipas de resgate e socorro.

O Irão e a Turquia estão entre os países do mundo mais propensos a terramotos. No mês passado, um sismo no leste da Turquia matou dezenas de pessoas, enquanto outro no Irão causou danos estruturais nas habitações sem causar mortes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+