Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa nomeia D. Tolentino Mendonça para o Conselho Pontifício da Cultura

21 fev, 2020 - 21:54 • Redação

O cardeal português é o atual responsável pelo Arquivo Apostólico Vaticano.

A+ / A-

Veja também:


O Papa Francisco nomeou, esta sexta-feira o cardeal português D. José Tolentino Mendonça como membro do Conselho Pontifício da Cultura, informou o Vaticano.

D. Tolentino Mendonça, que foi feito cardeal em 5 de outubro de 2019, é o atual responsável pelo Arquivo Apostólico Vaticano.

Segundo uma nota publicada no site do Conselho Nacional da Pastoral da Cultura, o cardeal português "regressa ao Conselho Pontifício da Cultura, de que foi consultor até ser nomeado arquivista e bibliotecário da Santa Sé, onde vai reencontrar, na qualidade de delegado, o bispo português D. Carlos Azevedo".

"Os membros do Conselho Pontifício da Cultura, cardeais, bispos, eclesiásticos e leigos, são 'personalidades relevantes da Igreja e do mundo da cultura', nomeados pelo Papa durante cinco anos', acrescenta o texto publicado na página da Pastoral da Cultura na internet.

O Conselho Pontifício da Cultura é presidido pelo cardeal D. Gianfranco Ravasi, de 77 anos.

Além de D. Tolentino Mendonça e de D. Jean-Claude Hollerich para o Conselho Pontifício da Cultura, o Papa Francisco nomeou outros nove cardeais para vários dicastérios da Cúria Romana.

O cardeal espanhol D. Miguel Ángel Ayuso Guixot, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso, foi chamado para a Congregação para as Igrejas Orientais.

Para a Congregação para a Evangelização dos Povos foram nomeados os cardeais D. Ignatius Suharyo Hardjoatmodjo, arcebispo de Jacarta; e D. Michael Czerny, subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O cardeal cubano D. Juan de la Caridad García Rodríguez vai para a Congregação do Clero e o cardeal congolês D. Fridolin Ambongo Besungu para a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida foram nomeados o cardeal D. Álvaro Leonel Ramazzini Imeri, da Guatemala: e para o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral o cardeal D. Matteo Maria Zuppi; e para o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso, o cardeal Cristóbal López Romero.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+