Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reveladas imagens dos cães subnutridos do cavaleiro tauromáquico João Moura

20 fev, 2020 - 21:38 • Redação com Lusa

GNR divulgou fotografias que mostram alguns dos 18 galgos resgatados da herdade do famoso cavaleiro tauromáquico.

A+ / A-

Imagens reveladas esta quinta-feira mostram o estado de subnutrição dos cães resgatadas de uma herdade do cavaleiro tauromáquico João Moura.

As fotografias da GNR mostram alguns dos 18 galgos, com marcas visíveis de maus tratos e negligência.

No comunicado, em que não é identificado o arguido no caso, a GNR informa que "na sequência de uma investigação por maus tratos a animais de companhia, os militares apuraram que os referidos cães se encontravam subnutridos e que não lhes eram prestados os devidos cuidados de bem-estar animal".

O cavaleiro tauromáquico João Moura foi detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus tratos a animais, em Monforte, no distrito de Portalegre.

João Moura foi detido na sequência do cumprimento de um mandado de busca à sua propriedade, tendo sido apreendidos 18 cães.

O conhecido cavaleiro foi detido por suspeitas da prática do crime de maus tratos a animais, indicou a fonte policial.

Contactada pela Lusa, fonte da GNR adiantou que a detenção ocorreu no seguimento de uma investigação realizada pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Segundo a fonte da guarda, "houve um auto de notícia elaborado pela GNR, há algumas semanas, que originou um processo-crime que está na fase de inquérito".

O Ministério Público (MP) delegou na GNR a elaboração do inquérito e, no âmbito das diligências de investigação que foram desenvolvidas, o MP "propôs o mandado de busca na propriedade do visado, em Monforte", acrescentou a mesma fonte.

João Moura foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, tendo sido interrogado hoje à tarde, no âmbito do inquérito, por um procurador do MP no Tribunal de Portalegre.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mew
    21 fev, 2020 19:10
    Senhor CHOCANTE, É evidente que a GNR tem os melhores peritos portugueses em veterinária. E em registo de dados. Ninguém afirma nada: Nem sequer a identificação das fotos. QQ câmara de telemóvel pode adicionar a posição terrestre à fotografia. Os famosos GPS. cumps
  • Chocante
    21 fev, 2020 09:07
    Isto é chocante! Como é que uma pessoa, aparentemente sem problemas financeiros, deixa de alimentar animais que estão à sua guarda? Só por um motivo: falta de carácter, ética e humanidade, gritante. Infelizmente os nossos tribunais são demasiado brandos a condenar este tipo de crime, especialmente se a pessoa em causa é uma figura pública. Mas a bem da pedagogia e responsabilização da sociedade - que é função inalienável dos tribunais - seria bom que este indivíduo fosse condenado a pena efectiva de prisão.

Destaques V+