Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR

Cavaleiro tauromáquico João Moura detido por suspeita de maus tratos a animais

19 fev, 2020 - 18:33 • Redação

Crime de maus tratos a animais de companhia é punido com pena de prisão até um ano.

A+ / A-

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve esta quarta-feira o cavaleiro tauromáquico João Moura, de 59 anos, por suspeita do crime de maus tratos a animais de companhia.

Segundo a Rádio Elvas, que avançou com a notícia, a detenção terá ocorrido na herdade que é propriedade de João Moura, em Monforte, vila no distrito de Portalegre.

João Moura foi já presente a um juiz, no Tribunal de Portalegre, para primeiro interrogatório.

A detenção do cavaleiro acontece na sequência de uma investigação, após denúncia anónima, levada a cabo pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

O jornal Correio da Manhã avança que foram resgatados esta quarta-feira 18 cães da raça Galgo Inglês (da qual João Moura é criador) na herdade de Monforte, apresentando sinais de subnutrição.

De acordo com o Código Penal, crime de maus tratos a animais de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ironia...
    20 fev, 2020 14:03
    Fica bem patente o quanto os adeptos de touradas gostam de animais
  • António Ferreira
    19 fev, 2020 21:19
    Boa noite. Gostaria de elogiar a "briosa" atitude desse anónimo cidadão, que denunciou, estas "atrocidades" infligidas a estes animais. Parece-me haver aqui apenas uma vontade de escolher uma figura importante da nossa tauromaquia para "dar o exemplo" e, puni-o pelo que faz. (Devo referir que não gosto de touradas mas tenho o máximo respeito pelos que gostam)... Como sugestões a esse "corajoso denunciante, queria sugerir-lhe que observasse nas ruas das nossas cidades e nos canis, a forma como os cães vivem, e que foram abandonados como resultado da lei que proíbe eutanasiar animais...(irónico não é?)....que esses senhores aprovaram! ( Provavelmente mais esfomeados do que os de João Moura!) Como conselho final...que acompanhe os telejornais ás segundas feiras e, analise o civismo desta "pacifica" geração , nas noites de fim de semana à porta das discotecas do nosso país e nos estádios de futebol!
  • Filipe
    19 fev, 2020 évora 20:55
    Consegue as forças de segurança e Ministério Público ganharem uma taça de mérito ou até candidatos a Nobel da paz , mas esquecem que os humanos e crianças vítimas de violência , continua a aumentar . Mas é mais fácil dedicarem-se hoje aos animais irracionais e sons de bancada a imitar os macacos . Tenham vergonha .

Destaques V+