Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Larry Tesler, o inventor do “cortar, copiar, colar”

20 fev, 2020 - 07:52 • Redação com agências

Comando foi popularizado pela Apple depois de incorporá-lo em 1983 no computador Lisa e no Macintosh, lançado no ano seguinte.

A+ / A-

Trabalhar em frente ao computador não seria a mesma coisa sem Larry Tesler. O cientista da computação, que inventou os comandos de "copiar, "cortar" e "colar", morreu na última segunda-feira aos 74 anos.

A revelação foi feita pela empresa Xerox, na qual trabalhou durante grande parte de sua carreira. Tesler também inventou as funcionalidades de "Localizar" e "Substituir", igualmente importantes para quem utiliza regularmente um computador.

“O seu trabalho diário é mais fácil graças às ideias revolucionárias dele. Larry faleceu na segunda-feira, então vamos celebrá-lo”, lembrou a Xerox.

A função de recortar e colar foi supostamente inspirada na prática editorial de recortar partes de textos e colocá-las em outros lugares.

“Tesler criou a ideia do 'cortar/copiar e colar' e combinou o treino em informática com uma visão contracultural de que os computadores deveriam ser para todos”, explicou o museu de história da computação de Silicon Valley.

Este comando foi popularizado pela Apple depois de incorporá-lo em 1983 no computador Lisa e no Macintosh, lançado no ano seguinte.

Larry estudou na Universidade de Stanford e trabalhou em grandes gigantes tecnológicos, como a Amazon, Apple, Yahoo ou o Centro de Investigação de Palo Alto da Xerox.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+