Tempo
|
A+ / A-

Alemanha

Autoridades acreditam que tiroteio em Hanau teve motivações xenófobas

20 fev, 2020 - 09:57 • Redação com Lusa

O suposto autor do tiroteio, de 43 anos, foi encontrado morto no seu apartamento. Ataque visou dois cafés frequentados por cidadãos do Médio Oriente.

A+ / A-

A Procuradoria Federal alemã avança que as investigações sobre os disparos que fizeram, pelo menos, nove mortos na cidade de Hanau tiveram “motivação xenófoba”.

No final da madrugada, o suposto autor do tiroteio, de 43 anos, foi encontrado morto num apartamento, onde se encontrava outro cadáver, que a polícia identificou como sendo a sua mãe de 72 anos. Segundo as autoridades, a informação recolhida sugere que o homem, um habitante local, cometeu suicídio.

No mesmo local, foram apreendidas uma carta e um registo gravado em vídeo.

A fonte ligada às investigações indicou que o ataque em cafés frequentado por cidadãos do Médio Oriente pode ter sido levado a cabo por um extremista de direita com "motivações xenófobas".

A agência de notícias alemã DPA noticiou que a polícia já está a examinar a gravação vídeo que o suspeito dos crimes difundiu previamente através da internet.

A gravação, cuja autenticidade está neste momento a ser apurada, refere-se a uma “teoria de conspiração sobre maus tratos a crianças nos Estados Unidos”.

O porta-voz da Procuradoria Federal em Hanau confirmou o número de mortos, mas não se pronunciou sobre o vídeo que está ainda a ser examinado. “Acreditamos que não há mais do que um atacante”, disse Jung à Associated Press.

“Esta manhã os nossos pensamentos estão com a população de Hanau, onde foi cometido um crime terrível”, disse um porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel através da rede social Twitter.

“Dirigimos os pêsames às famílias afetadas” acrescentou o porta-voz, Steffan Seibert.

Os cafés Hookah, onde ocorreram os ataques, são locais onde se fuma tabaco aromatizado em cachimbos de água, característicos do Médio Oriente.

A cidade de Hanau, com 100 mil habitantes, situa-se a cerca de 20 quilómetros de Frankfurt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+