Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Misericórdias portuguesas rejeitam a eutanásia

19 fev, 2020 - 13:41 • Olímpia Mairos

As instituições da Igreja não vão praticar morte assistida, caso a lei seja aprovada.

A+ / A-

Leia também


As misericórdias vão recusar fazer eutanásia, caso a legalização da morte assistida seja aprovada no Parlamento. O anúncio foi feito após uma reunião do secretariado nacional da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), em Boticas.

“Perante a eventualidade do Parlamento de vir a aprovar a eutanásia, as misericórdias portuguesas decidem tornar público que nas suas instituições não praticarão a eutanásia a título nenhum”, informa Manuel Lemos.

No entanto, “pelo respeito pela pessoa humana e pela liberdade individual, no caso de um utente desejar apoio para colocar termo à vida, as misericórdias facilitarão a transferência desse utente para uma entidade certificada que o queira e possa fazer”, acrescenta.

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas lembra que “as misericórdias são instituições que, ao longo dos séculos, pela sua atividade e natureza, celebram a vida e que “nos últimos 40 anos têm consagrado o melhor da sua atividade a cuidar das pessoas, nomeadamente dos mais idosos, muitas vezes em situações de extrema necessidade, sempre com o objetivo de lhes assegurar dignidade, cidadania e qualidade de vida”.

As misericórdias portuguesas, pode ler-se no comunicado distribuído aos jornalistas, “manifestam uma vez mais aos portugueses, ao senhor Presidente da República, ao senhor primeiro-ministro, a todo o Governo e aos senhores deputados a sua total disponibilidade para reforçar a sua capacidade de cuidar das pessoas, quer em sede de cuidados paliativos quer em sede de necessidades paliativas, de modo a criar na sociedade todas as condições para uma vida plena e digna”.

Questionado pela Renascença sobre a necessidade de mais apoios por parte do Estado, para garantir melhores cuidados paliativos, o presidente da União das Misericórdias refere que “os cuidados paliativos, pela sua especificidade, necessitam, obviamente, de mais unidades e dos tais apoios do Estado”. Já para “as necessidades paliativas é mais fácil, porque se trata apenas de formação” e nas unidades das misericórdias é possível, “com formação adequada”.

A posição das misericórdias resulta de uma auscultação a todos os presidentes dos secretariados regionais, que são os órgãos intermédios da União das Misericórdias, por isso, frisa Manuel Lemos “não se trata apenas de uma deliberação do secretariado nacional”.

É preciso olhar para a sustentabilidade das instituições

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas alertou uma vez mais, em Boticas, para a sustentabilidades das Instituições Particulares de Solidariedade Social, e afirma que se trata de “uma questão séria”, que vêm debatendo com o Estado “em termos sérios”.

Manuel Lemos, lembra que “quando, há cerca de 25 anos, com o engenheiro António Guterres” celebraram “o Pacto de Cooperação para a Solidariedade, ficou mais ou menos acordado que o Estado pagaria no mínimo 50% do custo da resposta social e desejavelmente 60%”, mas, “pelos estudos tornados públicos pela CNIS e feitos pela Universidade Católica e retificados pelo Banco de Portugal, esses valores, hoje, estão abaixo dos 40% e, portanto, há aqui, de facto, um déficit do Estado”.

O presidente da UMP considera que “é necessário, num país pobre como o nosso, estabelecer estas bases, para que possamos fazer essa recuperação e colocar também a salvo de qualquer percalço a sustentabilidade destas unidades, das nossas e dos outros nossos parceiros do setor solidário, para que continuemos a ser aquilo que temos sido, ou seja, a almofada social deste país”.

“Se nós não tivermos um valor mínimo de sustentabilidade, não vai ser possível, porque os cuidados custam dinheiro, temos que pagar aos profissionais”, alerta Manuel Lemos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+