Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eutanásia. Jovens ligados aos jesuítas entregam carta aberta no Parlamento

19 fev, 2020 - 13:59 • Ana Lisboa

O documento, intitulado “Prevenir o que não se pode remediar”, reuniu cerca de duas mil assinaturas de jovens entre os 16 e os 30 anos.

A+ / A-

Uma carta aberta contra a eutanásia vai ser entregue esta tarde aos grupos parlamentares por jovens ligados aos Centros Universitários dos Jesuítas.

Dizem que partilham com quem apresenta os projetos de lei, “a preocupação com o sofrimento, a doença, a dignidade, a solidão e a dificuldade de lidar com a morte”.

No entanto, consideram que a “morte assistida, nas formas de eutanásia e suicídio medicamente assistido, não é uma resposta adequada a estas questões, sendo que a sua aprovação no Parlamento poderá constituir um irremediável erro que ainda é possível prevenir”.

Nesse sentido, vão pedir aos deputados que votem contra os projetos de lei sobre a despenalização da eutanásia ou, se possível, que retirem os projetos.

Contactados pela Renascença, os jovens avançam vários argumentos. “Por exemplo, achamos que não é uma questão de liberdade individual, porque serão sempre terceiros a decidir e a pôr em prática a questão da eutanásia”, alega o porta-voz Miguel Louza Viana, que acrescenta “a pessoa perde a liberdade no momento em que pede para morrer”.

Por outro lado, admitem que “podemos cair no risco de rampa deslizante, como vimos acontecer na Holanda e na Bélgica. E achamos que isso não seria um bom caminho para Portugal. Para além do facto de nenhum dos deputados nos poder garantir que a lei será posta em prática na perfeição”, reconhece este responsável.

Na carta, os jovens dizem ainda que a “eutanásia torna a morte assistida num ato médico, mas também num ato jurídico, objeto de uma legislação que transforma profissionais de saúde em juízes da vida e da morte. (…) Mas se a lei for incorretamente aplicada, o resultado é a morte indevida de alguém. E esse erro é irremediável, pois a morte é irremediável”.

Recorde-se, que a Assembleia da República agendou para esta quinta-feira, 20 de fevereiro, o debate dos projetos do PS, BE, PAN, PEV e IL sobre a despenalização da eutanásia em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+