Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autarca não quer que voos noturnos voltem ao aeroporto de Lisboa

19 fev, 2020 - 07:30 • Redação com Lusa

Fernando Medina já transmitiu "a quem de direito" a sua "total, frontal e completa oposição" ao retomar de aterragens e descolagens durante a noite.

A+ / A-

"Não toleraremos de novo o regresso dos voos noturnos na cidade de Lisboa, não toleraremos". A garantia foi deixada pelo presidente da Câmara de Lisboa, considerando que tal decisão seria "absolutamente inaceitável".

Durante uma reunião da Assembleia Municipal, que decorreu na terça-feira, o autarca considerou que a situação vivida até há algumas semanas, antes da suspensão dos voos noturnos devido às obras que se estão a realizar no aeroporto, era "verdadeiramente inaceitável", Fernando Medina (PS) disse já ter transmitido "a quem de direito" a sua "total, frontal e completa oposição" ao retomar de aterragens e descolagens durante a noite.

"Reafirmo a minha total e completa oposição a que, no momento da finalização das obras atuais, se venha a registar qualquer retomar da realização de voos noturnos em condições sequer próximas da grosseira ilegalidade da situação que se vivia previamente a este período", insistiu.

Medina recusou que se queira fazer dos lisboetas "fator de ajustamento da tragédia pública que foi o processo de decisão de expansão de capacidade aeroportuária de Lisboa e ainda menos dos interesses privados" de qualquer companhia aérea.

O presidente da Câmara de Lisboa voltou também a criticar a forma como "o setor e os operadores" se têm comportado perante o município, insistindo que existe "uma enorme opacidade relativamente a informação básica e fundamental".

Aliás, acrescentou, a decisão da autarquia de instalar um sistema próprio de monitorização de ruído e de poluição é reveladora do ponto a que se chegou. "O mesmo é dizer que nós não temos confiança na informação que é fornecida, quando ela é fornecida, e não tem sido fornecida", admitiu Fernando Medina.

Na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa foi também aprovada por unanimidade uma recomendação do partido ecologista Os Verdes para a reativação do Conselho Municipal de Ambiente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+