Tempo
|
A+ / A-

Trump "ofereceu perdão" se Assange negasse interferência russa

19 fev, 2020 - 20:58 • Ricardo Vieira com agências

Advogado diz que a proposta do Presidente norte-americano foi feita através de um congressista republicano que visitou o fundador do Wikileaks, em 2017. Casa Branca diz que é tudo mentira.

A+ / A-

Uma testemunha diz que o Presidente norte-americano, Donald Trump, ofereceu um perdão ao fundador do Wikileaks, se Julian Assange dissesse que a Rússia não tinha nada a ver com a publicação de emails do Partido Democrata, nas eleições de 2016.

A proposta foi revelada esta quarta-feira pelo advogado de Assange, num tribunal de Londres, durante uma audiência do processo de extradição para os Estados Unidos.

Julian Assange apareceu através de videoconferência a partir do estabelecimento prisional em que se encontra a cumprir pena por ter violado os termos da liberdade condicional.

De acordo com Edward Fitzgerald, o representante do fundador do Wikileaks, a proposta de Trump foi feita através de Dana Rohrabacher, um congressista republicano que visitou Assange, em 2017.

A condição era que Assange alinha-se na tese de que a Rússia não esteve envolvida na divulgação de emails comprometedores para a campanha da candidata democrata Hillary Clinton.

O juiz aceitou o testemunho de Dana Rohrabacher.

A Casa Branca já negou que o Presidente tenha feito alguma proposta do género. Uma porta-voz adiantou que Donald Trump “mal conhece” Dana Rohrabacher e que tudo não passa de “uma mentira e de uma fabricação completa”.

Os Estados Unidos acusam o fundador do Wikileaks de vários crimes, como espionagem, de ter divulgado os nomes de fontes secretas de forma ilegal, conspiração, bem como de apoio à ex-analista militar Chelsea Manning no acesso a informação classificada.

Julian Assange está a cumprir uma pena de 50 semanas de prisão, no Reino Unido, por ter violado as condições da liberdade condicional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+