Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Eutanásia e a esquerda parlamentar - 19/02/2020

​H. Raposo

“Esquerda quer aprovar a eutanásia numa espécie de bunker parlamentar”

19 fev, 2020 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentadores da Renascença analisam iniciativa de oito deputados do PSD que querem que seja feito um referendo sobre a eutanásia.

O comentador da Renascença Henrique Raposo considera que a “esquerda quer aprovar a eutanásia numa espécie de bunker parlamentar”. Por isso, Raposo aplaude a iniciativa dos deputados do PSD na defesa pela realização de um referendo sobre o assunto.

“É preciso lutar contra esta pressa, mesmo que partas do pressuposto que vais perder”, justifica.

Um conjunto de deputados do PSD vai avançar com uma iniciativa de referendo sobre a despenalização da eutanásia, anunciou o primeiro subscritor, o ex-líder da JSD Pedro Rodrigues.

No mesmo espaço de debate do programa da Renascença “As Três da Manhã”, o comentador jacinto Lucas Pires assume que não gosta de referendos, mas neste caso é favorável a essa hipótese.

“Quando a democracia representativa parece atingir um limite, essa é a última via, uma outra via, às vezes necessária”, diz Lucas Pires.

O escritor considera que ainda é “tempo de o Parlamento ouvir a inquietação da opinião pública que é muito sonora” e “adiar a discussão”.

Lucas Pires apela ainda a uma verdadeira reflexão individual de cada deputado. “Se cada deputado realmente pensasse pela sua cabeça, não havia estes números”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    19 fev, 2020 Lisboa 19:47
    A pressa de legislar sobre a Eutanásia, é devido a ser a moeda de troca com o BE por não ter chumbado o OE2020, a hipótese da "pilhagem" de órgãos dos suicidas que sejam viáveis, uma maneira de não ter de investir em cuidados paliativos ou mesmo no SNS, e dinheiro de reformas que se poupam. "Venha a Eutanásia, depressa e em força", quer o governo, só que não pode dizê-lo. E como não pode...