Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Eutanásia. CDS rejeita dar aos médicos mais poder do que aos juízes

18 fev, 2020 - 13:06 • Susana Madureira Martins , Cristina Nascimento

Presidente do partido reafirma-se contra a eutanásia e garante que dará apoio a um referendo sobre a matéria.

A+ / A-

O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, considera que aprovar a eutanásia é dar aos médicos um poder que os juízes não têm.

“Não é permitido em Portugal a pena da morte. Isto significa que estamos a atribuir aos médicos um poder que não atribuímos aos magistrados”, disse o líder do partido, depois de uma reunião, esta terça-feira de manhã, com o presidente do PS, oportunidade para reafirmar a posição do partido contra a legalização da eutanásia.

“Num país que coloca a pessoa humana e o valor da vida como eixo gravitacional de todos os outros direitos e na nossa construção jurídica, está em causa adotarmos uma sociedade que se desresponsabiliza com o próximo, que se torna individualista em vez de solidária e que entra num modelo de rampa deslizante e começa a relativizar o direito da vida”, argumentou.

Sobre a petição em curso para a realização de um referendo sobre a matéria, o líder do CDS garante que o partido dará todo o apoio à iniciativa.

“Se a iniciativa popular do referendo recolher as 60 mil assinaturas, como neste momento está em curso, o CDS votará, obviamente, favoravelmente o referendo, porque é necessário ouvir o país e que haja um debate que não seja apressado, que seja amadurecido e verdadeiramente esclarecedor sobre esta matéria”, rematou.

O argumento de debate à pressa é rejeitado pelo PS.

“Não podemos é cada vez que a questão se coloca dizer que estamos a colocá-la à pressa, porque ela já foi colocada na anterior legislatura, portanto, já temos alguns anos de debate sobre esta matéria”, afirmou o presidente socialista, Carlos César.

O socialista garante que o “Parlamento cumprirá as suas funções” e que “não há neste processo de decisão parlamentar nenhuma extorsão em relação à capacidade do povo português de se ver representado nesta decisão, porque os deputados são representantes dos portugueses”.

Sobre uma eventual aprovação da medida, Carlos César, faz votos para que seja elaborada “uma boa lei e que salvaguarde questões que são essenciais no plano cautelar”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+