Tempo
|
A+ / A-

Fisco alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

18 fev, 2020 - 17:28 • Lusa

"Mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no 'link' sugerido", precisa a Autoridade Tributária.

A+ / A-

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta terça-feira para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada.

Num alerta de segurança publicado no Portal das Finanças, a AT adianta ter tido conhecimento destes e-mails fraudulentos que estão a ser enviados de endereços como info.AQ0@portaldasfinancas.gov.pt ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num 'link' que é fornecido.

"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no 'link' sugerido", precisa a AT.

A AT aponta ainda o conteúdo de algumas das mensagens fraudulentas que estão a ser enviadas aos contribuintes associam a aproximação do prazo da entrega da declaração anual do IRS e a necessidade de o contribuinte ter a sua situação regularizada com a existência de dívidas fiscais, sugerindo depois que se siga um 'link' para verificar a "correspondente fatura".

A par do alerta e de reforçar que "em caso algum" o contribuinte efetuar esta operação, a AT recomenda ainda a consulta de um folheto informativo sobre segurança informática que pode ser consultado no Portal das Finanças no endereço.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+