Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (10-02-2020)

EUROPA PARA QUE TE QUERO?

Conferência sobre o Futuro da Europa, o que é?

10 fev, 2020 • Pedro Caeiro


Em maio, aproveitando o Dia da Europa, a Comissão vai lançar um projecto ambicioso, que pretende chegar a cada um dos milhões de europeus que estão na UE. Mesmo os que não concordam com uma União Europeia vão poder dizer de sua justiça, para poder melhorar um funcionamento que nem sempre é fácil a 27.

Já tem data marcada: 9 de Maio. Duração: 2 anos. E um objectivo bem claro: apresentar as ideias da Comissão Europeia para o futuro dos 27.

A Conferência sobre o Futuro da Europa foi um projecto anunciado por Ursula von der Leyen nas suas orientações políticas, para dar mais voz aos europeus sobre a acção da União Europeia e a forma como esta trabalha para nós. Para a Comissão, não há “assuntos-tabu”, tudo vai poder ser debatido. Mas, obviamente, vai tentar centrar os debates em torno das prioridades definidas por Von der Leyen, ou seja, a luta contra as alterações climáticas e os desafios ambientais, uma economia que trabalha para as pessoas, a justiça social e a igualdade, a transformação digital da Europa, a promoção dos valores europeus ou o reforço das bases democráticas da União.

Bruxelas quer também centrar-se na abordagem de tópicos especificamente relacionados com processos democráticos e questões institucionais: nomeadamente a criação das chamadas “listas transnacionais” nas eleições para o Parlamento Europeu.

Este é um tema sensível, porque obriga a mudanças no sistema eleitoral da União Europeia e, como a Comissão não tem competência neste domínio, o papel vai ser de intermediária entre o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu.

Como é que esta Conferência se vai organizar?

Basicamente a ideia é que haja forte participação dos cidadãos, com vários eventos um pouco por toda a Europa e a vários níveis, para que haja um retrato o mais diversificado possível de opiniões. Depois hão-de ir parar estas ideias a uma plataforma digital em várias línguas para que todos possam acompanhar o trabalho da Conferência.

Um dos grandes desafios vai ser, claro, garantir que o maior número de cidadãos participe na Conferência. Por isso, todos sem excepção terão oportunidade de intervir, incluindo os eurocépticos.

E como se chega a todo o lado?

A tarefa é complicada, e por isso todas as instituições ligadas à União deverão contribuir com recursos, principalmente financeiros, para a organização e o lançamento da Conferência.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.