Emissão Renascença | Ouvir Online
Renascença Reportagem
O espaço de reportagem da Renascença. Segunda às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Eutanásia. "As pessoas não sabem do que se está a falar". De Liliana Monteiro
Clique na imagem para ouvir a reportagem na íntegra. Foto: Joana Bourgard/RR

Eutanásia. "As pessoas não sabem do que se está a falar"

17 fev, 2020 • Liliana Monteiro


Um cirurgião, um psiquiatra e uma enfermeira, unidos na defesa da vida, contam as suas experiências com doentes em momentos difíceis, em que a morte parecia o único caminho.

"Ao longo de 20 anos muitos doentes já me pediram para morrer", confessa à Renascença a enfermeira Filipa Pires de Lima, que também já lidou com uma doença que a colocou à prova. "Se as pessoas fossem mais literadas em saúde tinham outra ideia da partida."

Gentil Martins, notável médico cirurgião, lembra que "todos os médicos fazem um juramento que é para respeitar, o problema principal é que as pessoas não sabem do que se está a falar, não sabem o que é eutanásia, suicídio assistido e distanásia". Em tom de revolta acrescenta: "Morrer naturalmente não é uma morte digna? É preciso matarem a pessoa?"

Pedro Varandas é psiquiatra e frequentemente lida no seu consultório com doentes que só pensam na morte. "Fui confrontado centenas de vezes com essa questão, pessoas que estão numa angústia profunda." Graças à experiência acumulada, diz não ter dúvida de que o caminho do esclarecimento e da palavra dá frutos.

À Renascença, os três profissionais de saúde lamentam que não se centrem atenções nos cuidados paliativos - esses, sim, podem salvar pessoas e a dignidade da vida. A eles junta-se a irmã Paula Carneiro, superiora da Casa de Saúde da Idanha, das irmãs hospitaleiras, que denuncia: há camas de cuidados paliativos que ficam vazias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.