Tempo
|
A+ / A-

​Óbito/Tozé Martinho. TVI recorda "pioneiro da indústria das novelas portuguesas"

16 fev, 2020 - 20:59 • Lusa

O canal de televisão diz, em comunicado, que Tozé Martinho, "ator, além de autor, tornou-se numa figura familiar que deixa saudades a todos com quem se cruzou durante décadas".

A+ / A-

A TVI recorda o ator e argumentista Tozé Martinho, que morreu este domingo aos 72 anos, como um "pioneiro da indústria das novelas portuguesas", cuja carreira "inspirou os guionistas nacionais", abrindo portas a uma atividade que envolve centenas de pessoas.

O canal de televisão diz, em comunicado, que Tozé Martinho, "ator, além de autor, tornou-se numa figura familiar que deixa saudades a todos com quem se cruzou durante décadas".

O ator e argumentista Tozé Martinho (António José Bastos de Oliveira Martinho) morreu hoje, os 72 anos, no Hospital de Cascais, devido a uma paragem cardiorrespiratória, disse à Lusa fonte da família.

"Pioneiro da indústria das novelas portuguesas, a sua longa carreira inspirou os guionistas nacionais abrindo portas para uma atividade que hoje mobiliza centenas de pessoas", destaca a TVI, canal de televisão onde Tozé Martinho "assinou trabalhos inesquecíveis".

Para a estação de Queluz, "séries, como 'Todo o Tempo do Mundo' ou novelas como 'Olhos de Água', 'Dei-te Quase Tudo', 'A Outra', ou mais recentemente 'Louco Amor' viverão para sempre".

No comunicado hoje divulgado, a TVI endereça "sentidas condolências" à família de "um dos autores mais bem sucedidos da ficção nacional".

Tozé Martinho estreou-se como ator em 1982, na primeira telenovela portuguesa, "Vila Faia".

No entanto, foi ainda na década de 1970 que apareceu pela primeira vez nos ecrãs de televisão, ao participar no programa "A Visita da Cornélia", ao lado da mãe, a atriz e escritora Maria Teresa Ramalho, conhecida como Tareka (1927-2018).

Irmão da escritora Ana Maria Magalhães, Tozé Martinho estreou-se na escrita de argumentos com a telenovela "Palavras Cruzadas", exibida no final dos anos 1980 na RTP, onde além de coautor foi também ator.

Ao longo da carreira, Tozé Martinho participou em várias telenovelas e séries, como ator, argumentista, sobretudo da RTP e da TVI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+