Emissão Renascença | Ouvir Online
João Ferreira do Amaral
Opinião de João Ferreira do Amaral
A+ / A-

​A incómoda independência

14 fev, 2020 • Opinião de João Ferreira do Amaral


Se há coisa que os quase 900 anos de história de Portugal demonstram é o benefício da independência política.

Contra todas as probabilidades, dada a situação geográfica que ocupamos e a nossa reduzida dimensão demográfica, temos conseguido desenvolver uma história e uma cultura próprias e representar um papel mundial assinalável. Nada disto seria possível sem a independência. Bastam os sessenta anos do período em que estivemos sob dominação filipina para servir como contra-exemplo. Se não tivéssemos restaurado a independência, não existiria hoje o Brasil, o nosso território seria uma zona despovoada do estado espanhol e o Português uma língua morta ou sobrevivendo artificialmente.

Dito isto, não convém esquecer que parte significativa das chamadas elites portuguesas sempre se incomodou com a nossa capacidade de autogoverno, preferindo servir como subordinada de outros estados, o espanhol e não só.

Uma forma diferente de subordinação é o que o propõe o federalismo europeu, justificando a proposta de eliminar os estados nação que constituem a União Europeia substituindo-os por estados federados sem qualquer papel internacional. Confunde-se intencionalmente as exigências de cooperação que a globalização impõe com uma suposta e mais que falaciosa ideia que os estados de menor dimensão não podem sobreviver como estados independentes.

E até surpreendente verificar que, mesmo conhecendo a experiência do período filipino e o que se passa com a actual Catalunha, existam propostas portuguesas de união com Espanha. Propostas que, curiosamente só têm eco aprovador em Espanha (e isto devia-nos fazer pensar).

Não, não há razão nenhuma para transmitir a ideia que Portugal não pode ser independente porque no mundo de hoje tal não é possível. É falso.

O que precisamos é continuar a dispor de instrumentos que nos permitam gerir o nosso quinhão das interdependências mundiais ao serviço dos interesses nacionais. Já cedemos instrumentos em demasia para as instituições comunitárias. Não é solução estar a ceder o que resta ao centralismo espanhol. Pelo contrário, é do nosso interesse lutar para reaver alguns dos instrumentos que cedemos precipitadamente e ingenuamente ao centralismo europeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Nobre de Carvalho
    14 fev, 2020 Parede 10:28
    Concordo inteiramente com a opiniao de Joao Freitas do Amaral. Nao ao federalismo europeu. Nao ao propositado amesquinhamento das Forcas Armadas imposto pelo Governo, propositadamente para enfraquecer a independencia Nacional.