13 fev, 2020 - 11:40 • Fátima Casanova , Miguel Coelho
Falhas no cumprimento da lei da publicidade levou a Direção Geral do Consumidor a abrir 40 processos de contraordenação, na sequência da fiscalização a mais de mil mensagens publicitárias.
Os números foram revelados à Renascença pelo secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor no programa As Três da Manhã.
Na mira dos fiscais esteve, por exemplo, a publicidade relacionada com brinquedos, viagens de finalistas, tabaco e bebidas alcoólicas.
Quanto às reclamações dos consumidores, João Torres disse que estão a aumentar.
No ano passado, o livro de reclamações eletrónico recebeu 87.240 queixas, um aumento de 50% face ao ano anterior. Sem surpresas, o sector das telecomunicações voltou a ser o mais reclamado.
Nesta entrevista, o secretário de Estado disse ainda que estão a ser preparadas alterações legislativas para travar abusos nas compras em plataformas digitais.