Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido

Ministro das Finanças demite-se por não aceitar ordem de Boris Johnson

13 fev, 2020 - 12:17 • Redação com agências

Em causa está uma remodelação. Sajud Javid recusou afastar os seus conselheiros em troca de elementos escolhidos pelo primeiro-ministro.

A+ / A-

Sajid Javid, o ministro das Finanças do Reino Unido, apresentou esta quinta-feira a demissão do governo de Boris Johnson.

O governante abandona o cargo depois de rejeitar uma ordem do primeiro-ministro no sentido de despedir membros da sua equipa de conselheiros, substituindo-os por outros indicados por Boris Johnson, avança a BBC.

Javid não acatou a imposição, alegando nenhum governante “digno e com carácter” aceitaria tais termos, refere uma fonte próxima do ministro ao canal britânico.

O ministro já tinha protagonizado um confronto com o gabinete do primeiro-ministro, quando a assessora Sonia Khan foi despedida em setembro sem aviso prévio pelo conselheiro de Boris Johnson, Dominic Cummings, que ordenou que lhe fosse retirado o telemóvel e que fosse escoltada pela polícia até ao portão dos edifícios do governo.

A saída é uma surpresa, já que Boris Johnson tinha prometido manter Javid, o qual tinha previsto a apresentação do orçamento a 11 de março, apesar da especulação de que o secretário de Estado das Finanças, Rishi Sunak, poderia ser promovido.

O primeiro-ministro tem em marcha a primeira remodelação da sua equipa após o Brexit. Andrea Leadsom (ministra do Comércio), Geoffrey Cox (procurador-geral), Esther McVey (ministra da Habitação), Theresa Villiers (ministra do Ambiente) e Julian Smith (ministro para a Irlanda do Norte) devem abandonar o Governo.

Mas a demissão mais comentada é a do ministro para a Irlanda do Norte, Julian Smith, que liderou o processo de restauração do funcionamento do governo e parlamento autónomos em janeiro, após três anos suspenso devido à falta de entendimento entre os partidos Sinn Féin e Partido Democrata Unionista (DUP).

"Em 8 meses como ministro, Julian, ajudou a restaurar o poder partilhado em Stormont, assinou um acordo connosco para evitar uma fronteira física, além da igualdade no casamento. É um dos melhores políticos da Reino Unido atualmente", elogiou o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.

Entre os que ficam estão Dominic Raab, ministro dos Negócios Estrangeiros, Jacob Rees-Mogg, ministro dos Assuntos Parlamentares, Priti Patel, ministra do Interior, três destacados eurocéticos, e Michael Gove, chanceler do Ducado de Lancaster e ministro do Conselho de Ministros.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+