Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Projeto "Voluntariado nas Escolas" chega a 90 alunos de Évora. "É muito gratificante"

12 fev, 2020 - 17:35 • Rosário Silva

“Através de sessões muito práticas e dinâmicas, promove-se a atitude de observar de forma mais atenta a nossa realidade social, os problemas que nos afetam todos os dias, e a partir daí desenvolver uma iniciativa que tem como uma base o voluntariado”, sublinha Henrique Sim-Sim.

A+ / A-

Para sensibilizar e incentivar os alunos para a concretização de atividades de voluntariado, a Fundação Eugénio de Almeida (FEA) tem no terreno o projeto “Voluntariado nas Escolas”. Delineado pela equipa técnica do Programa de Voluntariado da FEA, o projeto, que quer capacitar os alunos da região, está em curso neste ano letivo.

“Aderiram a este desafio quatro escolas da cidade, a Escola Básica André de Resende, a Escola Secundária Gabriel Pereira, a Escola Secundária André de Gouveia e a Escola Secundária Severim Faria, num total de 90 alunos”, indica Henrique Sim-Sim, coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da fundação.

Ao longo de 10 sessões teórico-práticas, os alunos são convidados a fazer um percurso que pretende sensibilizá-los para esta temática, contando, para o efeito, com o testemunho de voluntários e de dirigentes de organizações locais que promovem o voluntariado.

“Através de sessões muito práticas e dinâmicas, promove-se a atitude de observar de forma mais atenta a nossa realidade social, os problemas que nos afetam todos os dias, e a partir daí desenvolver uma iniciativa que tem como uma base o voluntariado”, sublinha Henrique Sim-Sim.

Por outro lado, acrescenta este responsável, “a prática de voluntariado nos jovens permite reforçar o seu sentido de pertença à comunidade, o seu sentido de empatia para com o outro, desenvolver diversas competências sociais, reforçar as relações interpessoais, participar ativamente na minimização de problemas sociais e proporcionar sentimentos positivos e de satisfação que resultam em jovens cidadãos mais felizes”.

Desde a primeira hora que esta iniciativa conta com um forte empenho, também, de muitos docentes, para além de um conjunto de voluntários-mentores, que com formação adequada, competências, experiência e paixão pela prática de voluntariado, estão a apoiar os alunos no desenvolvimento dos seus projetos.

“Estamos muito satisfeitos com os primeiros resultados desta iniciativa piloto sendo muito gratificante o contacto diário com estes jovens, observando seu interesse, energia e motivação para a ação”, assegura Nazaré de Jesus.

A técnica do programa de voluntariado da FEA confirma o “ótimo 'feedback' dos alunos, dos professores e dos voluntários envolvidos, estando a ser desenvolvidas algumas iniciativas surpreendentes que os alunos vão colocar em prática muito em breve.”

Iniciativas que vão ser apresentadas, partilhando resultados e impacto, num encontro a realizar a 18 de março, “com todos os participantes e a comunidade, para podermos premiar os melhores projetos”, acrescenta Nazaré de Jesus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+