Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso suspeito de coronavírus no Porto também deu negativo

11 fev, 2020 - 00:10 • Redação com Lusa

Análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge não confirmaram a presença do coronavírus em paciente internado no Hospital São João.

A+ / A-

Portugal continua livre do novo coronavírus. Também deu negativo o caso suspeito de um doente internado no Hospital São João, no Porto, avança a Direção-Geral da Saúde (DGS).

"O segundo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (2019-nCoV) em Portugal, que foi encaminhado para o Centro Hospitalar Universitário de São João, teve resultado negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, com duas amostras biológicas negativas", adianta a DGS, em comunicado.

O paciente é um homem de nacionalidade brasileira que esteve recentemente na China.

O homem foi levado para o São João, o hospital de referência na área do Porto, e as análises realizadas deram negativo.

Num outro caso suspeito conhecido esta segunda-feira, referente a uma mulher internada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, também não se confirmou o diagnóstico de coronavírus.

Neste segundo caso, a doente é uma mulher de nacionalidade chinesa, residente em Portugal, que tinha regressado da China no passado dia 3 de fevereiro.

Três perguntas e respostas para perceber como se propaga o coronavírus
Três perguntas e respostas para perceber como se propaga o coronavírus

Foi internada esta segunda-feira, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, depois de, no dia 6, ter começado a registar sintomas que podiam ser compatíveis com o novo coronavírus.

Estes dois casos elevam para seis o número de casos suspeitos validados, até agora, em Portugal.

Além destes casos suspeitos, estão 20 pessoas em isolamento profilático há uma semana no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, devido ao novo coronavírus (2019-nCov), depois de terem sido repatriadas da China.

O surto do novo coronavírus já provocou, pelo menos, 1013 mortos e mais de 42 mil infetados. A esmagadora maioria dos casos regista-se na China continental. A doença já chegou a mais de duas dezenas de países.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) teme que a epidemia de coronavírus se agrave nos próximos tempos, com o surgimento de casos de transmissão a pessoas que não têm historial de viagens à China.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+