Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tempestade Ciara faz pelo menos cinco mortos à passagem pela Europa

10 fev, 2020 - 15:44 • Agência Lusa

Mais de 20 mil casas no leste e sudeste da Inglaterra continuam sem eletricidade devido à passagem da tempestade.

A+ / A-
Tempestade Ciara provoca cinco mortes e vários feridos à passagem pela Europa
Tempestade Ciara provoca cinco mortes e vários feridos à passagem pela Europa

Pelo menos cinco pessoas morreram e várias ficaram feridas devido à passagem da tempestade Ciara, que está a atingir a Europa desde domingo com ventos e chuvas fortes, causando perturbações em transportes aéreos, ferroviários e marítimos.

Na Polónia, duas mulheres, mãe e filha, morreram depois de a tempestade arrancar o telhado de um edifício de aluguer de equipamentos de esqui, numa estância turística em Bukowina Tatrzanska, e atingir as pessoas que estavam próximas de um teleférico, explicou a polícia esta segunda-feira.

Duas outras pessoas ficaram feridas neste incidente.

Na Suécia, um homem morreu afogado, depois do barco, em que ele e outra pessoa seguiam, ter virado no lago do sul de Fegen. Segundo o jornal sueco "Aftonbladet", a outra pessoa continua desaparecida.

Dois homens, um no norte da Eslovénia e outro no sul da Inglaterra, morreram depois dos seus carros terem sido atingidos por árvores.

Além das cinco vítimas mortais, a tempestade Ciara, que atinge desde domingo o noroeste da Europa, provocou vários feridos, pelo menos três deles em estado grave.

Na Alemanha, duas mulheres foram gravemente feridas por uma árvore em Saarbrücken, indicou a polícia, enquanto um jovem, de 16 anos, ficou ferido na cabeça por um ramo de uma árvore em Paderborn.

Na República Checa, onde os ventos atingem os 180 quilómetros por hora (km/h), um homem ficou ferido após a queda de uma árvore no seu carro no sul do país.

A tempestade Ciara também provocou pelo menos 11 feridos ligeiros em Grand Est, na França, onde 90 mil casas estavam sem eletricidade hoje - um número abaixo do pico registado de 130.000 no início da manhã.

Todo o norte de França permanece sob alerta laranja devido a ventos violentos, segundo as autoridades meteorológicas do país, que observou rajadas até 139 quilómetros/hora em algumas partes do país.

No domingo, a tempestade Ceara obrigou a anular vários voos, as ligações marítimas foram interrompidas entre a França e o Reino Unido e jogos de futebol tiveram de ser adiados, fazendo recear danos, inundações e cortes de eletricidade.

No Reino Unido, mais de 20 mil casas no leste e sudeste da Inglaterra continuam sem eletricidade devido à passagem da tempestade.

Devido às chuvas torrenciais, registaram-se 150 alertas de inundação na Inglaterra, 50 na Escócia e 15 no País de Gales.

Esta intempérie provocou ainda perturbações nos transportes aéreos, ferroviários e marítimos.

As ligações por ‘ferry’ no Canal da Mancha entre Calais (França) e Dover (Inglaterra) foram hoje retomadas, apesar do mar ainda agitado, depois de terem sido interrompidas no domingo, devido aos fortes ventos da tempestade Ciara.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+