Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ninguém consegue maioria na Irlanda. Partidos podem tentar "geringonça"

11 fev, 2020 - 01:57 • Redação com Reuters

Partido Fianna Fail tem mais um deputado, mas o Sinn Féin venceu o voto popular. O processo de formação do novo Governo da Irlanda pode demorar meses.

A+ / A-

Os resultados das eleições legislativas na Irlanda foram conhecidos esta segunda-feira e trazem incerteza em relação à formação do próximo Governo.

O principal partido da oposição, o Fianna Fail, conseguiu o maior número de deputados, um total de 38, e 22,18% dos votos nas eleições de sábado.

Sinn Féin, de esquerda, conquistou 37 deputados e foi o que teve maior percentagem de votos (24,5%). O antigo braço político do IRA foi o que mais cresceu em relação às legislativas de 2016, ganhando 14 assentos no Parlamento.

O Fine Gael (direita), do atual primeiro-ministro Leo Varadkar, foi um dos derrotados. Não foi além do terceiro lugar, mas conseguiu 35 deputados e pode ter uma palavra a dizer na formação do próximo Governo.

Destas eleições legislativas sai um Parlamento muito fraturado. Para alcançar uma maioria de 80 deputados, será preciso uma coligação entre dois dos três maiores partidos, com o apoio de outros movimentos.

Durante a campanha eleitoral, os líderes do Fine Gael e do Fianna Fail garantiram aos seus eleitores que não fariam uma coligação governamental com o Sinn Féin.

Novamente questionado, o líder do Fianna Fail, Micheal Martin, não fechou completamente a porta a uma "geringonça" com o Sinn Féin, mas admite a existência de "incompatibilidades políticas significativas".

Os pequenos partidos podem ter um papel importante no novo Parlamento irlandês, com destaque para os Verdes, que conseguiram 12 mandatos, ou Trabalhistas e os Sociais-Democratas, com seis deputados, cada.

O Sinn Féin já tomou a iniciativa. A líder do partido, Mary Lou McDonald, vai iniciar contactos com os Verdes, Trabalhistas e Sociais-Democratas para tentar alcançar um entendimento.

Mary Lou McDonald considera que a vitória do partido no voto popular representa uma "revolução através das urnas" que deve ser recompensada com um lugar no Governo.

Em caso de não ser possível alcançar um acordo para formar Governo - o que pode demorar semanas ou meses - está em cima da mesa a possibilidade de novas eleições legislativas.

O partido com mais deputados, o Fianna Fail, pode também tentar formar um Governo minoritário e tentar acordos parlamentares com o Fine Gael e outros partidos.

Após as eleições de 2016, ganhas pelo Fine Gael, o processo de formação do novo executivo prolongou-se por dez semanas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+