Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Na Finlândia, pais vão ter tantos dias de licença parental como as mães

10 fev, 2020 - 22:40 • Redação com agências

O tempo de licença parental remunerada na Finlândia vai aumentar para 14 meses, 164 dias para as mães e outros tantos para os pais.

A+ / A-

O novo Governo da Finlândia anunciou que os pais vão dispor do mesmo tempo de licença que as mães aquando do nascimento de um filho.

O tempo de licença parental remunerada na Finlândia vai aumentar para 14 meses, 164 dias para as mães e outros tantos para os pais.

A medida do Governo de Helsínquia tem como objetivo “promover o bem-estar e a igualdade de género”.

A ministra da Saúde e dos Assuntos Sociais, Aino-Kaisa Pekonen, disse aos jornalistas que isto é o início de “uma reforma radical dos benefícios das famílias”.

Atualmente, a licença de maternidade na Finlândia é de quatro meses e meio, enquanto os pais têm direito a dois meses e meio de licença até ao bebé completar o segundo ano de vida. Outros seis meses de licença podem ser partilhados entre a mãe e o pai.

Em Portugal, a licença de maternidade é de 120 dias remunerados a 100% ou 150 dias a 80%. Os primeiros 42 dias têm de ser gozados pela mãe. A partir deste ano, o pai passa a ter direito a 20 dias nas primeiras seis semanas de vida do bebé.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+