Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. OMS diz que "podemos estar a ver apenas a ponta do iceberg"

10 fev, 2020 - 11:16 • Marta Grosso com agências

O último balanço aponta para 909 mortos no país, mais um no estrangeiro, e 4.235 pessoas infetadas. Reino Unido dobra número de casos e no Japão, a bordo do “Diamond Princess”, há mais 65 pessoas com coronavírus.

A+ / A-

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha todos os países a tomar medidas contra o novo coronavírus, pois “podemos estar a ver apenas a ponta do iceberg”.

O alerta chega através do Twitter nesta segunda-feira.

Tedros Adhanom Ghebreyesus diz que “numa emergência de saúde pública em evolução, todos os países devem intensificar os esforços para se preparar para a possível chegada do #2019nCoV e fazer o máximo para contê-lo, caso chegue”.

“Isso significa capacidade de laboratório para diagnóstico rápido, rastreamento de contactos e outras ferramentas no arsenal de saúde pública”, acrescenta.

O diretor-geral da OMS recorda que “houve alguns casos preocupantes de #2019nCoV a partir de pessoas sem histórico de viagens para China” e que “a detecção de um pequeno número de casos pode indicar uma transmissão mais difundida em outros países”.

“Em resumo, podemos estar vendo apenas a ponta do iceberg”, conclui.

Nesta segunda-feira, um grupo de peritos da OMS viajou até Pequim para ajudar a investigar o novo vírus e trabalhar na resposta.

No Twitter, a organização divulga um vídeo com várias perguntas e respostas sobre o surto do coronavírus.


Mais 4 casos no Reino Unido e 65 em navio de cruzeiro

Quatro pessoas foram, nesta segunda-feira, diagnosticadas com coronavírus no Reino Unido, elevando para oito o número de casos no país.

Os infetados foram transferidos para os centros especializados dos hospitais de Guy e St Thomas, em Londres.

No Japão, a bordo do navio “Diamond Princess”, os testes realizados confirmam a existência de mais 65 pessoas infetadas com coronavírus. O total de casos sobe, assim, para 135 e revela um rápido aumento no surto dentro do navio atracado no porto de Yokohama.

“Estas são as notícias que ninguém gostaria de receber”, anunciou o capitão aos passageiros, lembrando que o período de quarentena (14 dias) ainda não passou.

O “Diamond Princess” foi colocado em quarentena em 3 de fevereiro, ao chegar a Yokohama, sul de Tóquio, depois de um passageiro que desembarcou em Hong Kong ter sido diagnosticado com o vírus.

Cerca de 3.700 pessoas estão a bordo do navio, que geralmente tem uma tripulação de 1.100 e uma capacidade de 2.670 passageiros. Os passageiros têm permissão para entrar no convés em turnos para obter ar fresco e são incentivados a medir regularmente a temperatura.

Mas o ambiente começa a tornar-se difícil de suportar, com vários passageiros a alertar nas redes sociais para a depressão que começa a instalar-se, devido ao confinamento a que estão sujeitos.


Entre os novos infetados estão 45 japoneses e 11 cidadãos norte-americanos, adianta o operador do navio de cruzeiro em comunicado.

O “Diamond Princess” é um navio com bandeira britânica gerido pela Princess Cruise Lines, uma das maiores operadoras de cruzeiros do mundo.

Também nesta segunda-feira, Taiwan (com mais 18 casos) alargou as restrições a visitantes provenientes de Macau e Hong Kong. As entradas a cidadãos chineses já foram interditas e os navios de cruzeiro estão também proibidos de atracar no país.

O número de mortos causado pelo novo coronavírus já ultrapassou o registado pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), do início dos anos 2000 – a SARS provocou a morte a 774 pessoas em todo o mundo (a maioria das quais na China) e o coronavírus já contabiliza 910 (a grande maioria também na China, onde começou o surto).

O balanço mais atualizado inclui ainda 4.235 pessoas infetadas na China e 300 no resto do mundo.


O Centro de Resposta Coordenada a Emergências da União Europeia, sediado em Bruxelas, monitoriza e acompanha a evolução dos casos em todo o mundo.

China promete medidas a todos os níveis

O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou nesta segunda-feira que o Governo tomará todas as medidas necessárias para responder aos efeitos que o surto de coronavírus já está a ter na economia do país.

Na televisão estatal chinesa, Xi afirmou que a China se esforçará para cumprir as metas económicas e sociais para este ano e reiterou que o país vencerá a batalha contra o surto.

Os chineses já começaram a voltar ao trabalho, depois de muitas semanas isolados e de quarentena. Nos hospitais e unidades de saúde, o aprovisionamento de medicamentos foi acelerado, de modo a acelerar a resposta às novas infeções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+