Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica pede arbitragem estrangeira porque quer proteger árbitros portugueses e famílias

10 fev, 2020 - 11:56 • Redação

Clube da Luz explica que "o momento é particularmente perigoso" para os árbitros portugueses, devido ao "clima de coação e ameaça" que, alega, o FC Porto tem promovido.

A+ / A-

O Benfica esclareceu, esta segunda-feira, que o pedido para que só árbitros estrangeiros apitem os seus jogos e do FC Porto assenta na intenção de proteger os árbitros portugueses e respetivas famílias de "um clima de coação e ameaça que está em crescendo".

"O momento é particularmente perigoso", assinala o clube da Luz, na sua newsletter, "News Benfica". "Basta ver as declarações constantes de pressão e insinuações de dirigentes do FC Porto mesmo já após o jogo deste fim de semana. Aquela imagem de insufláveis gigantes, não só do Benfica, mas sobretudo do árbitro, pendurados no viaduto, diz tudo e expressa bem a hipocrisia de quem depois fala em ofensas a árbitros portugueses", lê-se.

O Benfica fala de um "espetáculo indigno que se repete há vários anos", de caráter "dantesco e degradante, numa tradicional imagem de estados de narcotráfico", com mensagens "de morte e condicionamento sobre tudo e todos, de quem se sente impune e gozando de um estatuto de intocável".

"O estatuto de que beneficiam há anos face ao silêncio medroso e cúmplice de muitos que fingem que tudo isto é normal, ou de outros que apenas querem preservar as suas famílias e bens destas espécies de milícias às quais tudo é permitido. Quando a cada dia se torna mais visível o desvario financeiro, a desorganização e a ausência de projeto, há quem jogue tudo neste Campeonato, para preservar a sobrevivência de um modelo de poder que tem vindo a definhar, ano após ano", acusa.

É, portanto, "em nome da defesa da integridade dos árbitros e das suas famílias" que o Benfica apela "a uma reflexão séria" da sua proposta: "O resto é fingir que nada se passa e fingir que o que se passou é normal."

Pedido e respostas


No comunicado publicado no domingo, dia seguinte à derrota (3-2) com o FC Porto no clássico do Dragão, o Benfica queixou-se de erros de Artur Soares Dias que teriam tido "influência direta no jogo e no resultado", numa "atuação que merece a mais veemente das denúncias, nas mais diversas instâncias".

O diretor de comunicação e informação do FC Porto, Francisco J. Marques, acusou o Benfica de "absoluta falta de vergonha" e de adotar uma tomada de posição "ofensiva para a arbitragem portuguesa".

O ex-árbitro e videoárbitro Bola Branca, Paulo Pereira, considera que o apelo do Benfica não só é inviável e desprestigiante para a Liga portuguesa, como "é mais um discurso de competição que de factos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto Silva
    11 fev, 2020 Maia 17:21
    Estranho, muito estranho vindo de onde vem e de quem vem. Dizem dos outros aquilo que fazem. Provas? Basta terem visto a tv desde há muito tempo atrás. Quem já escreveu nas paredes de casas de árbitros, quem já disse na tv, o árbitro sr...... não pode apitar mais. O que é certo e estranho o árbitro foi de féri........ pois é mais, é só estarem atentos à tv e verem para TODOS OS LADOS. Lamentavel é apontarem o dedo quando perdem aos outros e não olharem para eles próprios. Bem faz o treinador deles que simplesmente não comenta, aliás o seu presidente ataca tudo e todos. Falou das arbitagens. Sempre se vai ver qual o castigo que terá por isso e pelo que disse na tv. Será que se sente INTOCÁVEL. Acho que não, esperemos pelos próximos capítulos. Não gostam de perder. Paciência. Tudo é desporto. Criticam o clube adversário, se calhar estão mal habituados. Hoje ganha-se, amanhã pode-se perder. Muitas vezes eles deviam de olhar para o seu umbigo. É lamentável que o Benfica fale como o seu presidente falou e passe impune a isso. É mau para o desporto e não sei se com isso os seus adeptos ouvindo o que disse ficam incentivados a serem 'meigos', será? Acho que não. Quer acabar com estas situações, então porque foi para a tv lavar roupa. LAMENTAVEL. Veremos o que vai ser feito sobre as declarações. Nenhum presidente de que clube fosse devia fazer comentários daqueles. Aquele deve julgar que diz o que quer e o que lhe apetece, mas acho que não. Nem ele nem ninguém. Viva o DESPORTO.

Destaques V+