Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga Chinesa em Portugal convida líderes políticos a visitar lojas e restaurantes

07 fev, 2020 - 11:48 • Carla Fino , Marta Grosso , Miguel Coelho (entrevista)

Presidente da Liga Chinesa foi entrevistado no programa As Três da Manhã, onde afirmou ainda não ter sentido qualquer reação negativa dos portugueses por causa do coronavírus.

A+ / A-

A melhor maneira de mostrar que se tem confiança nos chineses em Portugal é visitar os espaços comerciais desta comunidade, diz o presidente da Liga Chinesa no nosso país.

“Estar mais próximo, por exemplo, e fazer uma visita às lojas chinesas, almoçar ou jantar nos restaurantes chineses”, indica na Renascença, nesta sexta-feira de manhã.

Ressalvando que não tem sentido uma mudança de atitude dos portugueses devido ao surto do coronavírus, Y Ping Chow considera que as autoridades portuguesas poderiam dar o exemplo e o desafio já foi aceite pelo presidente da Câmara de Vila do Conde.

“Tive uma reunião com o presidente da Câmara de Vila do Conde, que ele aceitou e de bom agrado. Acho que isto é credibilidade e confiança e um apoio muito grande para a comunidade chinesa”, conclui.

Entrevistado no programa As Três da Manhã, o presidente da Liga Chinesa em Portugal revela que já convidou para um encontro “a senhora secretária de Estado [das Comunidades, Berta Nunes] e estamos a acertar a data”.


Comunidade chinesa tem espaço de isolamento

Para evitar alarme social por causa do surto do coronavírus, a Liga Chinesa em Portugal criou um espaço de isolamento para os cidadãos que regressaram da China.

“Os colegas foram à China passar férias, todos regressaram e todos se autoisolaram e estão separados”, avança o presidente da Liga na Renascença, referindo-se aos que regressaram das férias do Ano Novo Chinês, altura em que o surto se intensificou na China.

“A comunidade chinesa está a fazer muito bem nesse aspeto, sem ter de pedir o apoio do Governo português”, acrescenta Y Ping Chow.

O balanço mais recente das autoridades chinesas sobre o surto de coronavírus, divulgado nesta sexta-feira, está agora em 636 mortos e 31.161 pessoas infetadas.

Dos casos de infeção, 4.821 são considerados graves, enquanto 1.540 pessoas já tiveram alta, segundo a Comissão Nacional de Saúde chinesa.

O surto começou na cidade de Wuhan, província central de Hubei, e alastrou a outras cidades chinesas, havendo também já vários casos fora da China. Na Europa, o número de casos confirmados até quinta-feira é de 31, com novas infeções detetadas no Reino Unido, na Alemanha e em Itália.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+