Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. OMS alerta para falta de máscaras e equipamentos de proteção

07 fev, 2020 - 12:49 • Lusa

A Organização Mundial de Saúde anunciou que vai apoiar os países que peçam ajuda para travar o surto de coronavírus.

A+ / A-

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para a escassez de máscaras e outros equipamentos de proteção contra o novo coronavírus.

Segundo representantes, a OMS enviará máscaras, luvas, roupas de proteção, equipamentos respiratórios ou kits para detetar o vírus aos países que peçam ajuda.

"O mundo está a enfrentar uma falta crónica de equipamentos de proteção individual", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa reunião do comité executivo da organização, em Genebra.

O responsável acrescentou que iria tentar, junto dos responsáveis pela cadeia de produção, resolver os "afunilamentos" registados.

O governo chinês reconheceu no início da semana a necessidade urgente de máscaras protetoras para enfrentar a epidemia de pneumonia viral pelo novo coronavírus, que além da China continental e das regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong, se espalhou a mais de 20 países. Na Europa, o número de casos confirmados chegou na quinta-feira a 31, com novas infeções detetadas no Reino Unido, Alemanha e Itália.

O coronavírus já matou 636 pessoas e infetou mais de 31 mil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+