Tempo
|
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - Henrique Burnay e o pós-Brexit

Decidir Europa

Brexit, zero tarifas e zero quotas?

07 fev, 2020 • José Bastos


Henrique Burnay e os desafios da UE no pós-Brexit.

Bruxelas e Londres têm agora onze meses para um acordo sobre a sua relação futura. A 31 de Dezembro acaba o período vigente de transição, durante o qual é tudo mais ou menos igual que antes do Brexit, os portugueses ainda podem viajar para o Reino Unido apenas com o cartão do cidadão, para citar um dos exemplos.

Agora segue-se uma espera de três semanas até que Michel Barnier e a sua equipa se reúnam com os negociadores de Boris Johnson. Nesse diálogo a União Europeia irá tentar um acordo de zero tarifas alfandegárias e zero quotas de todos os bens, já indicou Michel Barnier.

Agora que se formalizou o Brexit, a data final do período de transição ainda não é definitiva e até 1 de julho, Bruxelas e Londres podem acordar o prolongamento do período de transição por mais dois anos por proposta da União Europeia.

Henrique Burnay, cientista político, especialista em Políticas Públicas e consultor equaciona o conjunto de desafios para as empresas portuguesas e os múltiplos estímulos da União Europeia neste início de 2020.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.