Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Trump continua a ser uma “ameaça para a democracia”, diz Pelosi

06 fev, 2020 - 07:40

Donald Trump absolvido no processo de destituição. Presidente foi "salvo" pelos republicanos, em maioria no Senado.

A+ / A-

O Presidente dos EUA continua a ser “uma ameaça para a democracia norte-americana”, afirmou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, ao criticar a absolvição de Donald Trump pelo Senado.

“O presidente e os republicanos do Senado banalizaram a ilegalidade e rejeitaram o sistema de freios e contrapesos da Constituição” dos EUA, acusou Pelosi em comunicado, qualificando o republicano Trump e o chefe dos republicanos no Senado, Mitch McConnell, como uns “velhacos”.

Depois de criticar McConnell, por “de forma cobarde ter abandonado o seu dever de defender a Constituição”, Pelosi salientou que se registou pela primeira vez um voto bipartidário no Senado para a destituição de um presidente, aludindo ao voto de Mitt Romney, que alinhou com os democratas.

Antecipando declarações de Trump, Pelosi rejeitou que a votação dos senadores corresponda a uma absolvição do Presidente norte-americano, uma vez que “não houve julgamento”.

E não houve julgamento, desenvolveu Pelosi, “porque não há julgamento sem testemunhas, documentos e provas”. Para a líder democrata, “ao suprimirem as provas e rejeitarem os elementos mais básicos de um processo judicial justo, os republicanos do Senado tornaram-se cúmplices (da operação) de encobrimento do Presidente”.

Contudo, mesmo sem estes recursos, Pelosi considerou que, durante o processo no Senado, os democratas “expuseram um caso esmagador, poderoso e incriminatório sobre o esquema do presidente Trump para corromper as eleições de 2020 e provar a sua culpa”.

A defesa de Trump, acusou, foi incapaz de rejeitar os argumentos dos democratas, contrapondo que Trump “pensa que a sua reeleição é boa para o país, (pelo que) pode usar todos os meios necessários para vencer, sem responsabilidade, nem consequências”.

Por fim, Pelosi escreveu que, “devido à traição dos senadores republicanos à Constituição”, Trump “continua a ser uma ameaça para a democracia norte-americana, com a sua insistência de que está acima da lei e que pode corromper as eleições se quiser”.

O Senado dos EUA, dominado pelos republicanos que têm 53 senadores, votou na quarta-feira o processo de destituição de Donald Trump, com base em dois artigos, aprovados na Câmara dos Representantes.

Em relação ao primeiro, que acusava Trump de abuso de poder, 52 senadores votaram “inocente” e 48 votaram “culpado”.

O senador republicano Mitt Romney, eleito pelo estado do Utah, votou a favor da destituição de Trump neste artigo. Já em relação ao segundo artigo, referente à obstrução ao Congresso por Trump, os 53 republicanos votaram “inocente”.

Após a votação, Trump colocou um vídeo na sua conta na rede social Twitter replicando uma capa da revista Time para sugerir que concorrerá às presidenciais de forma ilimitada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    08 fev, 2020 Lisboa 10:26
    Acho que o Trump é uma ameaça mas é para o status quo de amigalhaços de ambos os lados que gravita na política americana. Sintomático é que aparte os Democratas, "à rasca" porque não arranjam ninguém de jeito para o enfrentar, algumas minorias habituadas a impor-se, e as feministas radicais do costume, a população americana está do lado dele e pronta para lhe dar uma segunda Presidência. Alguma razão há-de haver.
  • António Silva
    07 fev, 2020 11:51
    Caro Senhor José Furtado, felicito-o pelo seu texto. Acrescento apenas que efetivamente a RR, que deveria ser um oásis de lucidez, esclarecimento e reflexão, parece ter-se tornado em qualquer coisa que está nos antípodas. Onde está a inspiração católica no meio disto tudo?
  • José Z. Furtado
    06 fev, 2020 Estoril 10:12
    Como é possível que uma rádio que se assume independente na informação, apenas publique exclusivamente um dos pontos de vista de uma questão tão grave quanto a questão de destituição do Presidente de uma das mais importantes nações do Mundo ( O lado Democrata)? Porquê não apresentam igualmente o ponto de vista do lado Republicano que terá seguramente as suas razões e motivos para absolver o presidente dos Estados Unidos ou de outras opiniões divergentes que possam enriquecer e aprofundar o tema? Porque a Renascença publica apenas e exclusivamente noticias e artigos de opinião para denegrir o Presidente dos Estados Unidos e nunca para bem dizer alguma das suas multíplas acções positivas de Bem (Crescimento económico, redução do desemprego em particular nas classes desfavorecidas - mulheres, negros e hispanicos, redução de carga fiscal, defesa e promoção da vida, liberdade religiosa, liberdade de educação, fortalecimento da justiça e do direito, esvaziamento dos poderes de influência dos lobbies corruptos, combate ao terrorismo e carteis da droga e imigração ilegal, promoção da paz enfrentando sem medo as ditadoras perigosas como a Coeria do Norte ou o Irão)? Será que a Renascença tem um ponto de vista ideológico assumido em consonância com o partido Democrata e com a esquerda liberal de uma cultura utilitarista sem valores que vai minando e degradando a nossa sociedade moderna? Agradeço amabilidade de resposta! Com os melhores e sinceros cumprimentos,

Destaques V+