Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​OE 2020

Aprovada proposta do BE sobre dedicação plena dos médicos ao Serviço Nacional de Saúde

05 fev, 2020 - 00:13 • Lusa

Diploma prevê a atribuição de prémios remuneratórios e não remuneratórios aos profissionais que adiram ao regime.

A+ / A-

Uma maioria de deputados do PS, BE e PCP aprovou esta terça-feira uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE 2020)sobre o regime de trabalho de dedicação plena dos médicos dos estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A medida, aprovada na Comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito da discussão na especialidade do OE 2020, com a abstenção da Iniciativa Liberal e os votos contra do PSD, CDS-PP e Chega, prevê a atribuição de prémios remuneratórios e não remuneratórios aos profissionais que adiram ao regime.

"O regime de trabalho a desenvolver é baseado em critérios de desempenho, deve prever as modalidades de dedicação plena obrigatória e facultativa, e estabelecer os respetivos incentivos, remuneratórios e não remuneratórios, nomeadamente acréscimos remuneratórios, majoração de dias de férias, acesso a formação e participação em eventos científicos, entre outros", refere a proposta.

Para que o regime avance, a proposta prevê que o Governo irá proceder, em 2020, à regulamentação da Base 29 da Lei de Bases da Saúde.

Ao longo deste ano, "o Governo disciplina a aplicação progressiva da dedicação plena aos coordenadores de unidades de saúde familiar e diretores de centros de responsabilidade integrados e a sua generalização no recrutamento de diretores de departamento e de serviço de natureza assistencial e de coordenadores de unidades de cuidados de saúde personalizados, com quem sejam contratualizadas metas de desempenho assistencial", indica ainda a proposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+