Tempo
|
A+ / A-

Audição de Marcelo e Costa. Conselho Consultivo não dá razão a procuradores no caso de Tancos

05 fev, 2020 - 11:00 • Marina Pimentel

Polémica levou a Procuradora-Geral da República a pedir um parecer.

A+ / A-

O Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República dá razão ao diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que proibiu os procuradores do caso de Tancos de ouvirem o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa como testemunhas.

A intervenção de Albano Pinto causou muita contestação, nomeadamente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, por em causa a autonomia dos procuradores.

A polémica levou a Procuradora-Geral da República a pedir um parecer ao Conselho Consultivo a que a Renascença teve acesso.

O parecer não se pronuncia sobre o caso concreto, mas defende que “em processos de natureza criminal, a intervenção da hierarquia e o exercício de poderes de direção não se circunscrevem ao que prevê o Código de Processo Penal. Compreende ainda a emissão de diretivas, ordens e instruções gerais ou concretas.” E essas ordens, “sendo um ato administrativo prévio, não têm de constar do processo”.

Os procuradores titulares do processo de Tancos exigiram que a ordem que receberem do diretor do DCIAP para não interrogarem as duas principais figuras do Estado fosse juntas aos autos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+