Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Emoji - 05/02/2020

O Mundo em Três Dimensões

Um "emoji" vale mais do que mil palavras?

05 fev, 2020 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


As mulheres preferem “emojis” com corações e os homens carinhas sorridentes.

Segundo um estudo da multinacional americana Adobe, nove em cada 10 pessoas usam “emojis” em todas as suas conversas online. Não fossem os corações, os polegares esticados ou os corações, as nossas conversas na internet não seriam as mesmas.

A palavra de origem japonesa “emoji” traduz-se como uma imagem que transmite uma ideia, uma palavra, uma frase completa ou um estado de espírito e, nos dias que correm, uma imagem vale mais do que mil palavras. Um ou mais “emojis” valem mais do que mil palavras.

De acordo com o estudo, um email com um “emoji” na secção de “assunto” aumenta exponencialmente as hipóteses de este ser aberto. As mulheres preferem “emojis” com corações, os homens preferem carinhas sorridentes e “emojis” que se riem a bandeiras despregadas.

79% dos “emojis” dizem respeito ao amor, 76% correspondem a sentimentos de alegria, 67% são carinhas tristes. Estes são os favoritos dos utilizadores da internet, mas o que é que o uso destas imagens significa realmente?

81% dos inquiridos pela Adobe acreditam que as pessoas que usam “emojis” são mais simpáticas e mais acessíveis. 65% dos entrevistados dizem preferir expressar emoções através do uso destes emoticons em vez de telefonar e a geração nascida depois do final dos anos 90 é a que mais utiliza estas imagens.

No campo das redes sociais, 42% das publicações no Facebook contêm emojis. É o dobro do Instagram e do Snapchat e sete vezes mais do que no Twitter que, nesse aspeto, é a rede social mais neutra de todas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me
    05 fev, 2020 19:18
    N#ao passa de um mundo a 0 Zero (dimensão(.