Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia. Dupla avalanche causa 38 mortos

05 fev, 2020 - 12:50 • Redação com agências

A queda de neve na província de Van soterrou cerca de 70 pessoas. O número de mortos ultrapassa as três dezenas, anuncia o governo local turco.

A+ / A-
Turquia. Dupla avalanche causa, pelo menos, 38 mortos
Turquia. Dupla avalanche causa, pelo menos, 38 mortos

Pelo menos 38 pessoas morreram na manhã desta quarta-feira em resultado de uma dupla avalanche de neve no distrito de Bahcesaray, província de Van, situada na zona oriental da Turquia.

Entre os mortos, encontram-se militares e membros da Administração de Situações de Emergência e Desastres (AFAD) do Governo turco e da Equipa Nacional de Resgate Médico (UMKE). As equipas ajudavam no resgate às vítimas de uma primeira avalanche ocorrida na terça-feira, que matou cinco pessoas depois da queda de um veículo. Oito pessoas já tinham sido resgatadas quando a segunda avalanche atingiu as operações de salvamento.

A segunda avalanche matou 33 pessoas. O governador local da província de Van, Mehmet Emin Bilmez, disse à imprensa que dezenas de pessoas foram resgatadas com vida, nove das quais se encontram em estado crítico. Segundo a AFAD, pelo menos 75 pessoas ficaram feridas entre as duas quedas de neve.

As equipas de resgate trabalharam nas buscas numa mancha de neve com dimensão estimada de, pelo menos, quatro metros de altura. As operações, que envolvem dezenas de ambulâncias e carros de suporte foram dificultadas por ventos fortes que intensificaram a queda de neve.

[Atualizado às 12h19 de 06/02]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+