Tempo
|
A+ / A-

EUA. Primárias democratas arrancam com polémica e uma surpresa chamada Buttigieg

05 fev, 2020 - 00:53 • Redação com Reuters

Primeiros resultados quase 24 horas depois da votação, devido a um problema informático. Ex-vice-presidente Joe Biden apostou forte, mas teve um mau resultado.

A+ / A-

Os primeiros resultados das eleições primárias do Partido Democrata norte-americano no estado do Iowa foram conhecidos esta terça-feira com muitas horas de atraso, devido a problemas informáticos, e trouxeram algumas surpresas.

Desde logo, Pete Buttigieg - o nome não é fácil de pronunciar - está na frente com uma ligeira vantagem sobre Bernie Sanders, numa altura que são conhecidos os dados de 62% dos locais de voto.

Os resultados conhecidos colocam Pete Buttigieg em vantagem, com 26,9% dos delegados do estado do Iowa. Em segundo lugar aparece o veterano Bernie Sanders, com 25,1%.

Pete Buttigieg, de 38 anos, foi militar, esteve no Afeganistão e é o primeiro candidato assumidamente homossexual. Antes da corrida a candidato presidencial, do seu currículo político faz parte o cargo de presidente da Câmara de South Bend, no estado do Indiana.

Quando foram conhecidos os primeiros resultados, Pete Buttigieg disse num comício em Laconia, no estado de New Hampshire, que começou a campanha com uma equipa de quatro pessoas, ninguém conhecia o seu nome e não tinha dinheiro, mas tem uma "grande ideia" para os Estados Unidos.

Desastre para Joe Biden

A senadora Elizabeth Warren consegue 18,3%, seguida de ex-vice-presidente Joe Biden com 15,6%, Amy Klobuchar com 12,6%, Andrew Yang com 1,1% e Tom Steyer com 0,3%.

O quarto lugar de Joe Biden é outra das surpresas, pela negativa, destas primárias do Iowa.

Os responsáveis do Partido Democrata não revelaram quando é que os resultados finais vão ser conhecidos.

Como manda a tradição, as primárias do Partido Democrata arrancaram na segunda-feira, no estado do Iowa.

O vencedor no conjunto dos estados norte-americanos vai defrontar o Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro deste ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+