Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oe 2020

Mais cinco milhões de euros para combater vespa asiática

04 fev, 2020 - 22:57 • Susana Madureira Martins

Deputados aprovam fundos para as autarquias aplicarem nas operações de extermínio dos ninhos de vespa asiática.

A+ / A-

O Parlamento aprovou esta terça-feira apoios para a deteção, controlo e destruição de ninhos e colónias de vespa asiática.

A proposta dos “Verdes” foi aprovada com os votos do PS, Bloco de Esquerda, PCP e Chega e a abstenção das restantes bancadas: PSD, CDS, PAN, e Iniciativa Liberal.

A partir da entrada em vigor do Orçamento do Estado ficam consignados ao Fundo Florestal Permanente 5 milhões de euros para apoiar os municípios, localizados nas áreas críticas afetadas pela invasão desta espécie exótica ou em territórios suscetíveis da sua proliferação.

Fica previsto que o apoio financeiro a conceder aos municípios tem um valor base de 20 mil euros, sob a forma de subsídio não reembolsável, mediante candidatura aprovada no primeiro trimestre ao Fundo Florestal Permanente para deteção e destruição dos ninhos/colónias de vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática.

Cumulativamente, acresce ao valor base referido no número anterior, 15 euros por cada ninho primário ou definitivo/colónia destruída no ano transato, com registo na plataforma SOSVESPA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+